Povos indígenas iniciam ocupação na Funai, no Vale do Javari

Indígenas reunidos em protesto em frente à Funai do Vale do Javari (Reprodução/Arquivo Pessoal)

08 de abril de 2024

23:04

Carol Veras – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Povos indígenas do Vale do Javari iniciaram uma ocupação na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) do município de Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, no Amazonas. As comunidades questionam a demora para a nomeação do coordenador da fundação escolhido pela comunidade, Jaime Mayuruna.

A manifestação conta com participação dos povos Mayuruna/Matsés, em maioria, além dos Kulina e Pano. Após o falecimento do antigo coordenador no ano passado, indígenas se reuniram na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e escolheram Jaime Mayruna para assumir o cargo.

De acordo com a assessora jurídica da Organização Geral dos Mayuruna (OMG), uma carta assinada pelas lideranças indígenas foi produzida e enviada a Brasília, onde a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai, Joenia Wapichana, deveria nomear Jaime Mayruna. Até hoje, a nomeação não foi efetivada. 

Indígena em protesto contra os representantes da Unijava. (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Os protestantes também exigem a prestação de contas por parte da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava). A AGÊNCIA CENARIUM entrou em contato com a organização a fim de obter um posicionamento e aguarda retorno.

A reportagem também entrou em contato com a Funai, mas o órgão não se manifestou até o momento. Veja, abaixo, a manifestação em Atalaia do Norte.Cacique Raul em protesto na sede da Funai em Atalaia do Norte (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Os Mayuruna

O povo Mayuruna reside no Vale do Javari, região de fronteira entre o Brasil e o Peru. Nos últimos anos, os conflitos se avolumam conforme avançam o tráfico de drogas, a caça e a pesca ilegal na área. Pressionados pela presença de criminosos, os Mayuruna se organizaram para fazer a fiscalização do próprio território.

A região abrange uma área demarcada de 8,5 milhões de hectares, é a segunda maior terra indígena do Brasil, ficando atrás apenas da Terra Yanomami, que possui 9,4 milhões de hectares. O Vale do Javari abriga a maior concentração de povos isolados do mundo, sendo de acesso restrito, principalmente por vias fluviais e aéreas.

Leia mais: Chuva afeta unidade de saúde no Vale do Javari e deixa indígenas Korubo desabrigados
Editado por Adrisa De Góes