Prefeitura de Altamira é alvo da PF por fraudes na licitação de veículos; esquema movimentou R$ 5 mi

As investigações começaram em 2021 e oito pessoas foram apontadas como suspeitas. (Divulgação/Polícia Federal)

23 de maio de 2023

13:05

Iury Lima – Da Agência Amazônia

VILHENA (RO) – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 23, uma operação contra fraudes em licitações no município de Altamira, a 831 quilômetros de Belém, no Pará. O esquema, segundo a polícia, envolvia a compra de peças e contratação de serviços de manutenção da frota de veículos das secretarias da prefeitura, com prejuízo aproximado em R$ 5 milhões

Ao todo, 28 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços da cidade, nesta terça-feira, 23 (Divulgação/Polícia Federal)

Apreensões

Ao todo, 28 policiais participaram da operação que levou o nome de Optimus. Eles cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta terça, 23. 

Entre os materiais apreendidos estão documentos e aparelhos eletrônicos, “que serão usados para auxiliar no esclarecimento dos fatos”, segundo a PF. A ação ocorreu em quatro endereços diferentes, todos particulares, na área urbana de Altamira. 

Crimes investigados

As investigações começaram em 2021 e oito pessoas foram apontadas como suspeitas. Todas vão prestar depoimentos na sede da PF ainda nesta terça-feira. 

A Polícia Federal informou que ninguém foi preso até o momento, mas que os investigados vão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, além de corrupção ativa e passiva. Se condenados, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão. 

Leia também: ‘Nepotismo’: juiz barra nomeação da primeira-dama do Pará ao cargo de conselheira do TCE