Presidenciável, Ciro Gomes diz que Manaus é ‘assediada’ e ‘destruída’ com redução do IPI do Governo Bolsonaro

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) em entrevista ao Jornal Nacional (Reprodução/TV Globo)

23 de agosto de 2022

21:08

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

BRASÍLIA – O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), o segundo sabatinado do Jornal Nacional, do Grupo Globo, nesta terça-feira, 23, afirmou que é preciso proteger o Polo Industrial de Manaus (PIM), que tem sido ameaçado pelas reduções de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) determinados pelo Governo Bolsonaro. O presidenciável lembrou que o modelo econômico é responsável por 8% da produção industrial do País.

“Precisamos fazer um grande trabalho de reconversão da lógica produtiva. Proteger Manaus, que está sendo assediada para ser destruída, por conta de uma política malsinada de mudança de IPI do Bolsonaro. Ali tem 8% da produção industrial brasileira”, disse.

Leia também: ESPECIAL | Zona Franca de Manaus é responsável por repassar R$ 15 bi à União

Ciro Gomes, William Bonner e Renata Vasconcellos (Marcos Serra Lima/g1)

O presidenciável mencionou o PIM ao se referir sobre propostas para acabar com o desmatamento ilegal até 2028. Para Gomes, é preciso incentivar atividades econômicas que rendam com a floresta em pé e não desmatada. “Fazer com que a economia rural aprenda, com financiamento, capacitação, marketing, apoio ao comércio exterior, que a floresta vale muito mais em pé”, disse.

“Precisamos fazer uma base de desenvolvimento sustentável que esteja na boca de muita gente, mas não aterrissa no território. Zoneamento econômico ecológico, estabelecer no mapa, com georreferenciamento, com satélite, o que pode e o que não pode”, falou Ciro Gomes.

Segundo o candidato, o povo desmata por ser a opção mais viável, quando falta outros meios de adquirir renda. “A partir disso, a gente tem que fazer um grande esforço de diversificação da atividade produtiva. Nosso povo só sabe desmatar, pegar madeira de lei, sensível, cortar e ganhar dois mil dólares por um metro cúbico de mogno. Ele não entende como que ele vai passar fome com o filho dele com fome, com aquela árvore ali podendo dar dois mil dólares com contrabando”, acrescentou.

Série de entrevistas

Ciro Gomes foi o segundo sabatinado da série de entrevistas com os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 28 de julho. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro sabatinado, na segunda-feira, 22.

Um sorteio realizado em 1° de agosto definiu as datas e a ordem das entrevistas: Lula (PT) participará na quinta-feira, 25; e Simone Tebet (MDB) na sexta, 26. André Janones (Avante) também foi convidado, mas retirou a candidatura.