Presidente da Aleam diz que Feclam é importante na melhoria da atuação dos vereadores

Presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) (Reprodução/Divulgação)

19 de abril de 2023

20:04

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove nesta quarta-feira e quinta-feira, 19 e 20 de abril, a 3ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Estado do Amazonas (Feclam 2023). Durante a abertura do evento, o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), reforçou a importância do fórum como espaço de troca de experiências e importante espaço para as discussões na melhoria da atuação dos vereadores do interior do Amazonas.

Este evento, que já é reconhecido, nacionalmente, como o maior do tipo no Brasil e que a cada ano a gente melhora, foi pensado para que seja um momento de troca de experiências, de conhecimento e que proporcione mais robustez ao trabalho que já é realizado nos municípios. Nosso intuito é apresentar caminhos, permitir que os vereadores adquiram mais conhecimento e, com isso, tenham mais possibilidades de exercerem grandes mandatos“, diz Cidade que complementa:

“A Assembleia Legislativa do Amazonas, nós, os 24 deputados estaduais, nos alegramos por termos vereadores de todos os 62 municípios do Estado. O Feclam é mais uma demonstração que estamos unidos no propósito de fortalecer o Legislativo do Estado do Amazonas“, afirmou o presidente da Aleam.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, (União Brasil), afirmou que é importante a participação massiva dos vereadores do interior do Amazonas para que haja um melhor entendimento das dificuldades enfrentadas pelos parlamentares no interior.

3ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Estado do Amazonas (Feclam 2023)
(Diego Peres/Secom)

Essa integração é importante, ela permite mais qualificação e, no final das contas, é a partir daí que os vereadores poderão proporcionar melhores serviços, de mais qualidade para a nossa população. Parabenizo esses homens e mulheres que se disponibilizaram a estar aqui para se aprimorar porque sabem que, por meio de suas ações, eles têm o poder e a possibilidade de mudar a realidade em seus municípios”, destacou o governador.

A abertura do 3º Feclan teve ainda a participação da presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Ivana Bastos; de representantes do Judiciário do Amazonas, da Defensoria Pública do Estado, do Tribunal de Contas do Amazonas e demais deputados estaduais.

Para a presidente da Unale, Ivana Bastos, as boas práticas, como a que realiza a Aleam, com a promoção de mais uma edição do Feclan devem ser replicadas por outras assembleias legislativas pelo País.

O encontro possibilita o intercâmbio de experiências essenciais para a atividade parlamentar (Diego Peres/Secom)

“Sabemos que a nossa política vem da base, vem dos vereadores, e as boas práticas precisam ser compartilhadas. É preciso cumprimentar a Assembleia Legislativa do Amazonas, o presidente Roberto Cidade e os demais deputados estaduais por abrirem as portas para os vereadores, por darem estrutura para ajudar os vereadores em seus mandatos. São eles que nos trazem as demandas, que nos mostram o que aquela cidade está precisando. Fico muito feliz em estar aqui e, com certeza, vou levar para as outras assembleias, para os outros presidentes, essa iniciativa, para que prestigiem mais os vereadores. Eles são fundamentais para a política do nosso Brasil”, disse.

Feclan

O 3° Fórum do Parlamento Amazonense contará com a participação dos representantes das Casas Legislativas dos 62 municípios do Amazonas. Trata-se de uma iniciativa de cunho formativo, propiciando o intercâmbio de experiências e a difusão de conhecimentos essenciais à atividade parlamentar, como também, discutir temas correlatos à atividade legislativa e seus agentes, visando o aprimoramento dos serviços prestados pelas Casas Legislativas.

Dentre os temas a serem debatidos estarão: Legística – trata da qualidade da norma jurídica, desde a concepção de uma ideia que o legislador tenha para colocar no ordenamento jurídico um determinado ato normativo; Reformas Política e Eleitoral – mudanças propostos e impactos para os agentes políticos; Marketing Político – minha imagem passa credibilidade? Como trabalhar uma agenda parlamentar positiva sem cair na mesmice.

Pelo exposto, compreendemos que será um momento no qual, além da visibilidade para aqueles que atuam nas Casas Legislativas, será sim, um momento de reflexão acerca do Parlamento e da sua função, como também uma autoanálise do que se tem produzido nas Casas Legislativas, se tem, de fato, correspondido aos anseios da sociedade.