Presidente da CMM vai revogar medalha de policial envolvido no ataque à babá e advogado

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (Emerson Olliver/Assessoria)

20 de agosto de 2023

13:08

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informou, neste domingo, 20, que vai cancelar e pedir devolução da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho concedida ao investigador da Polícia Civil do Amazonas e mestre em jiu-jítsu Raimundo Nonato Machado, em 2021. A revogação foi autorizada pelo presidente da CMM, Caio André (PSC).

A medida, de acordo com a Casa Legislativa, é um pedido do vereador Allan Campelo (Podemos) que propôs a medalha de honra ao policial civil. Em nota, a CMM afirmou, ainda, que repudia, assim como seus parlamentares, qualquer ato de violência.

Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, no sábado, 19, Campelo comentou sobre o caso. “Eu repudio toda e qualquer forma de violência, principalmente, contra mulher. Repito com veemência, nada no mundo justifica a violência“, disse.

Publicação do vereador Allan Campelo no X (Reprodução/X)
Entenda o caso

Raimundo Nonato Machado foi preso na manhã deste domingo, 20, ao se apresentar à polícia. O juiz plantonista do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) Alcides Carvalho Vieira Filho determinou, ainda no sábado, 19, a prisão preventiva do policial por tentativa de homicídio do advogado Ygor Colares e da babá Cláudia Gonzaga.

O juiz plantonista alegou que as provas apresentadas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que pediu pela prisão preventiva do investigador, demonstravam fortes indícios da autoria de Raimundo Nonato no crime.

A agressão ocorreu na noite de sexta-feira, 18, no estacionamento do condomínio Life Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Câmeras de segurança registraram o momento em que a esposa do investigador, a lutadora de jiu-jítsu Jussana Machado, agrediu a babá Cláudia Gonzaga e atirou no advogado Ygor Colares, que foi atingido com um tiro de raspão na perna.

Jussana usou a arma do investigador para atirar no advogado. Nas imagens, é possível ver que Raimundo Nonato entregou o revólver para a esposa antes de agredir o advogado.

Veja o vídeo: