Produção de motocicletas cresce 12% no Polo Industrial de Manaus; veja ranking de fabricantes

Produção de motocicletas da Moto Honda da Amazônia (Reprodução/Honda)

13 de outubro de 2023

23:10

Adrisa De Góes – Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O número de motocicletas produzidas na Zona Franca de Manaus (ZFM) superou 1,1 milhão nos primeiros nove meses deste ano. O total alcançado nas linhas de montagem é resultado da atuação de dez fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), que juntas superam em 12% a produção do mesmo intervalo do ano passado.

O painel de monitoramento é atualizado a cada mês pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A projeção da entidade é fechar o ano com 1,5 milhão de motocicletas produzidas, volume 10,4% superior na comparação com 2022, que foi de 1,4 milhão de unidades.

Com 76% da meta anual alcançada, os dados também mostram os cinco melhores meses da produção: agosto (167 mil); maio (155 mil) março (152 mil); setembro (140 mil); julho (122 mil). No ano passado, a formação se repetiu, com exceção do mês de julho, que ficou fora e deu lugar para abril.

Setor de produção da Moto Honda da Amazônia (Reprodução/Honda)

“A produção de motocicletas vem seguindo o planejado pela indústria e mostra um crescimento contínuo e consolidado para atender a demanda do mercado, que segue positiva. O momento é bom e o segmento possui potencial para aumento em seus volumes de produção”, comenta o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, sobre os números do último mês.

Ranking da produção

Das 1,1 milhão de motocicletas que saíram do Polo Industrial de Manaus (PIM), entre janeiro e setembro deste ano, 794 mil unidades foram fabricadas pela Moto Honda da Amazônia. Em relação ao ano anterior para o mesmo período, o crescimento na produção é de mais de 100 mil unidades. Dentre os modelos que mais saem da linha de produção estão a CG 160 FAN, POP 110 e a NXR 160 Bros.

Os modelos estão entre os favoritos dos motociclistas de aplicativo, que realizam corrida com passageiro, e serviços de delivery, segundo pesquisa publicada pela Garagem360. Até abril deste ano, o País somava 1,6 milhão de trabalhadores nesse ramo, de acordo com dados do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).

Também figuram como maiores montadoras de motocicletas do PIM: Yamaha (903.400); JTZ (15.463) BMW (10.547) e Kawasaki (8.504). Veja ranking completo abaixo.

(Infográfico/Paulo Dutra/Revista Cenarium Amazônia)
Leia mais: Abraciclo assina termo de compromisso com o PNATRANS para redução de mortes no trânsito
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga