Quatro crianças são mortas durante ataque a creche em Santa Catarina

Creche em Santa Catarina (Divulgação)

05 de abril de 2023

11:04

Eduardo Figueiredo – Da Agência Amazônia

SANTA CATARINA – Uma creche foi alvo de ataque criminoso na manhã desta quarta-feira, 5, no bairro Velha, em Blumenau, no Estado de Santa Catarina. Segundo informações da Polícia Militar (PM), pelo menos quatro crianças morreram e uma ficou gravemente ferida. 

De acordo com a PM, o ataque aconteceu no início da manhã na creche Bom Pastor. Um homem invadiu a instituição com uma machadinha e atacou as crianças. Os outros alunos que estavam na escola foram retirados pela polícia e entregues aos pais.

Após o ataque, o suspeito, de 25 anos, que ainda não teve a identidade revelada, se entregou ao batalhão da PM e foi encaminhado para a delegacia. A área onde aconteceu a tragédia foi isolada. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil (PC) estão no local.

Ataque em creche (Reprodução/Twitter)

Leia também: Brasil registra 23 ataques em escolas desde 2002; professores falam sobre insegurança

Forças de segurança

Em nota, o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, lamentou o ocorrido e afirmou que determinou imediatamente a ação das forças de segurança, que já estão no local. O governador confirmou a prisão do assassino.

“É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente, quatro não resistiram e morreram, além de três feridos”, escreveu o governador no Twitter.

“Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, acrescentou o governador.

Leia também: Professora de escola em São Paulo morre após ataque de aluno

Violência

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou em seu perfil oficial do Twitter, onde afirmou que “não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, escreveu o presidente.

“Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor“, acrescentou Lula, que classifica a tragédia como ato de ódio e covardia.

“Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”, finaliza a publicação do presidente.

‘Monstruosidade’

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social usou o Twitter para definir o ataque como “monstruosidade absurda”. “Triste a cultura da violência que se espalhou pelo Brasil. Desta vez, atinge a creche Bom Pastor, em Blumenau (SC). Quatro crianças foram mortas e uma outra está e em estado grave. Nossa total solidariedade às famílias e ao povo de Blumenau frente a essa monstruosidade absurda”, escreveu o ministro.