Rei do Brega Pop, Alberto Moreno será atração principal do ‘Esquenta do Bloco da Cobra Grande’

O rei do Brega Pop, Alberto Moreno (Composição de Paulo Dutra/Agência Cenarium)

27 de janeiro de 2024

00:01

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium*

MANAUS (AM) – O  “Rei do Brega Pop”, Alberto Moreno, vai estar em Manaus no dia 10 de fevereiro para ser atração principal no “Esquenta do Bloco da Cobra Grande 2024”. O evento vai ser realizado a partir das 20h, no Ao Mirante Music Bar, na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste da capital amazonense. 

Alberto Moreno é um dos maiores cantores da música nortista e expoente do chamado Brega Pop. Nos anos 90, ele pertenceu ao movimento brega do Pará e, junto com outros nomes da cena musical como Wanderley Andrade, Edilson Moreno e Cléo Soares, passou a introduzir teclados e elementos de pop-rock na música regional. 

O artista tem no repertório canções que embalam até os dias atuais. Entre batidas e guitarradas, as noites paraenses ditam o ritmo de bares manauaras e reuniões de amigos. Nas últimas décadas, o cantor vem fazendo sucesso com o ritmo brega e encanta os corações românticos com sucessos como “Batom Gosto de Fruta” e “Chamo por você”, que estarão no repertório do show exclusivo para o Carnaval de Manaus. 

O cantor Alberto Moreno (Reprodução/Bloco da Cobra Grande)

Além dessas canções, Alberto Moreno é conhecido por outros hits como “Agora Eu Não Sei”, “Amo Demais” e “Se Você Me Quer”, músicas que comumente são ouvidas nos beiradões e portos de Manaus ou fazem companhia a viajantes em uma travessia pelos rios da Amazônia.

A produtora do evento, Patrícia Borges, é uma grande fã do artista paraense. Para ela, o ritmo musical e o trabalho do artista são atemporais e representam o gosto musical amazonense.

“Conheci o trabalho do Alberto Moreno no início dos anos 2000, quando meu pai chegou em casa com um CD dele. Desde então, virei fã desse ritmo apaixonante que é a cara da Amazônia. É legal perceber que as músicas dele atravessam gerações e, hoje, estão no repertório de bandas como ‘Agenor, Agostinho e Léo’ e Chora Cachorro”, diz a produtora do bloco.

Alberto Moreno e Joelma (Reprodução/Youtube Joelma)

Além do Rei do Brega Pop, os embalos ficam por conta da brasilidade de Antônio Bahia, segunda atração confirmada na festa que vai anunciar o local e a programação do Bloco da Cobra Grande neste ano. 

Os ingressos para a festa estão à venda pelo Site Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/esquenta-do-bloco-da-cobra-grande-2024/2313617

Bloco da Cobra Grande

Há 15 anos no ramo de produção cultural e de eventos, o músico e produtor Agenor Vasconcelos explica que o Bloco da Cobra Grande é inspirado no “Eu acho é pouco”, de Olinda, cidade do Estado de Pernambuco, adaptado a uma das lendas amazônicas mais populares.

“O ‘Eu acho é pouco’ foi criado na década de 70, com críticas à ditadura, e tem como marca um dragão gigante. Segundo o mito da Cobra Grande, os primeiros humanos viajaram dentro do animal e foram ‘desovados’ em cantos estratégicos. Conforme saíam da cobra, fundaram comunidades com muita festa e dança”, diz Vasconcelos.

Vasconcelos pontua, ainda, que toda renda do bloco vai ser destinada aos músicos e ao financiamento de projetos futuros.

“O Carnaval é também lugar de fortalecer a autonomia dos artistas e isso é uma característica essencial do nosso bloco: feito por músicos e produtores independentes. Além de garantir a folia ativando elementos da cultura amazônica, eventos como esse são fundamentais para gerar emprego e renda, contribuindo para a economia da cidade”, pontua o produtor.

Conheça mais da obra do artista:
Leia mais: De Adetutu a Zé Pelintra: conheça enredos do Carnaval de Manaus 2024
(*) Com informações da assessoria
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga