Roberto Cidade fica ao lado de Alberto Neto em evento com Wilson Lima

Da esquerda para a direita: presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade; governador do Amazonas, Wilson Lima; deputado federal Alberto Neto (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)

15 de março de 2024

21:03

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A poucas horas do ato político que marca a posse do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, como presidente municipal do União Brasil, o pré-candidato à Prefeitura de Manaus registrou presença no lançamento do 57º Festival Folclórico de Parintins, ao lado do governador do Estado e correligionário, Wilson Lima, e do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), também pré-candidato à sucessão do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Cidade aparece, num primeiro momento, sentado ao lado do apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e atrás do mandatário estadual, na plateia do Teatro Amazonas, onde ocorreu o evento cultural. Em outros registros, o presidente da Aleam e o parlamentar federal aparecem no palco, dessa vez entre Wilson Lima, em momento de descontração. Veja vídeo abaixo.

No sábado,16, acontece a posse de Cidade à presidência do diretório municipal do União Brasil, na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, na Zona Sul da capital amazonense, a partir das 9h. O evento é analisado como um termômetro para o político, que busca garantir apoio à pré-candidatura ao Executivo municipal.

Alinhamento

Desde que manifestou o desejo de disputar as eleições municipais de 2024, Roberto Cidade tem participado ativamente das agendas do governador do Amazonas, que já teceu elogios ao deputado estadual. Um sinal do alinhamento entre ambos foi quando Wilson Lima exaltou a postura do parlamentar na oportunidade em que Cidade atuou como governador em exercício em janeiro deste ano.

“O Roberto Cidade é o presidente da Assembleia que tem estado muito alinhado com os anseios da população. A gente tem tido um entendimento (…) Somos poderes independentes, mas há uma necessidade de se caminhar de forma harmônica (…) Durante esse período que eu tive na China, tive a tranquilidade de passar o governo ao Roberto Cidade”, destacou o governador na ocasião.

Ato de lançamento do festival contou com a presença de representates dos bumbás, secretários e políticos do Amazonas (Reprodução/Redes Sociais)

Tanto Roberto Cidade quanto Capitão Alberto Neto integram a base de apoio a Wilson Lima. O próprio governador afirmou que é natural que ambos tenham o desejo e aspiração para serem candidatos.

No PL, partido de Jair Bolsonaro, o deputado federal diz ter o compromisso da sigla para lançá-lo à disputa. Há expectativa de que o ex-presidente participe do lançamento da pré-candidatura do correligionário do Amazonas que, pelo menos num primeiro momento, poderá ter Coronel Menezes. Menezes, no entanto, deu sinais que a chapa ‘puro sangue’ pode não vingar, conforme declarou em entrevista recente à BandNews Difusora

“Foi uma decisão dele numa conversa que tivemos e esse é o desenho do momento. Todos nós três já sentamos (Jair Bolsonaro, Menezes e Alberto Neto) e já definimos a chapa. Agora tem forças ocultas tentando colocar areia no sapato”, reconheceu. 

David quer PL

O prefeito David Almeida busca apoio para a reeleição. Na última semana ele se reuniu com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em Brasília (DF), o que abriu a possibilidade do político ter se filiado à sigla. A informação foi mal digerida por aliados de Bolsonaro no Amazonas. 

Em 2021, Menezes articulou visita de Almeida ao então presidente Jair Bolsonaro para buscar recursos (Divulgação/Prefeitura de Manaus)

Horas depois, Almeida confirmou que foi a Brasília e disse que dialogou com seis partidos para buscar apoio político neste ano de eleição, mas negou que tenha assinado ficha de filiação ao PL e disse, ainda, que prossegue no Avante. 

Leia mais: Roberto Cidade agradece intenção de votos em pesquisa à Prefeitura de Manaus
Editado por Adrisa De Góes