Roteiro integrado: Manaus e Fortaleza se unem para atrair turistas internacionais

A ideia é oferecer aos turistas estrangeiros as belezas naturais das duas cidades onde reinam a beleza das praias e os encantos da Amazônia (Thiago Alencar/Agência Amazônia)

11 de fevereiro de 2023

14:02

Mencius Melo – Da Agência Amazônia

MANAUS – As capitais do Amazonas e do Ceará se uniram para lançar um roteiro turístico integrado que une as potências das duas cidades. A ideia é juntar as belezas amazônicas de Manaus e os 34 quilômetros de litoral de Fortaleza para atrair o turista internacional. O slogan que diz “Manaus – Fortaleza, o Brasil se encontra aqui” foi apresentado na última quarta-feira, 8, em Brasília, à ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

A vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, e o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, anunciaram a parceria em Brasília (Reprodução/Antonio Pereira-Semcom)

A proposta mira em 3,63 milhões de visitantes do exterior somente em 2022, número que pode crescer em 2023. De acordo com a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, a ideia é promover o turismo nas duas capitais.

Criamos um roteiro integrado Manaus-Fortaleza para que a gente otimize recursos para promover o turismo de praia, sol e natureza do Brasil lá fora e aqui dentro, mas criando uma identidade para favorecer o trabalho das operadoras, construindo tarifas especiais”, declarou Oreni.

O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, disse acreditar muito na força da parceria. Ele destacou as belezas amazônicas e o litoral do Ceará, assim como a infraestrutura turística e a cultura de cada cidade, que potencializam a divulgação dos dois destinos para o turista internacional.

Pereira afirmou que o objetivo é difundir o roteiro para atrair os turistas. “Vamos divulgar o roteiro integrado em todos os workshops e feiras internacionais que a Secretaria do Turismo de Fortaleza participará”, adiantou.

Leia também: Manaus é eleita como melhor destino gastronômico no Brasil pela ‘The New York Times’; chefs comemoram

Oreni Braga (à esquerda), Marcelo Freixo e Alexandre Pereira (Reprodução/Renato Vaz – Embratur)

Estratégia

Em entrevista à CENARIUM, Oreni Braga reafirmou a parceria e disse que a estratégia traçada pelas duas prefeituras foi absorvida e entendida pelo Ministério do Turismo.

Isso foi apresentado à ministra e o Ministério entra com a parceria para colocar no seu portfólio de promoção e divulgação. É o primeiro roteiro integrado que tem conectividade aérea e isso vai fortalecer dois destinos que são complementares: Fortaleza, com praia e sol, e Manaus com natureza“, pontuou Oreni.

Da mesma forma que a ideia foi apresentada à ministra Daniela Carneiro, Oreni Braga informou que o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, também conheceu a proposta.

“A Prefeitura de Manaus e a Prefeitura de Fortaleza estiveram com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentando a mesma proposta que foi, inclusive, acolhido e isso frutos futuros para a promoção e a divulgação dentro do governo central”, finalizou Oreni.

Leia também: Em Rondônia, passeio pelo Rio Madeira se torna patrimônio cultural e imaterial

Plenária da reunião que uniu gestores de turismo das capitais brasileiras com agentes do Ministério do Turismo e da Embratur (Reprodução/Renato Vaz – Embratur)

Dados

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Brasil vem se recuperando da queda provocada pela pandemia da Covid-19, que limitou o setor por quase dois anos. Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil, no ano de 2022, movimentaram US$ 4.952 bilhões no País, representando um crescimento de 68% em relação ao ano anterior de 2020, quando foram contabilizados US$ 2.947 bilhões, demonstrando a recuperação do setor após os impactos da pandemia do coronavírus.