Seca em Rondônia deixa oito municípios em estado de emergência

Seca (Daiane Mendonça/Secom - Governo de Rondônia)

18 de março de 2024

15:03

Karina Pinheiro – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) colocou oito municípios de Rondônia em situação de emergência, devido aos efeitos da estiagem. O cenário foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, 13.

De acordo com a portaria, os municípios atingidos são: Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Espigão D’Oeste; Ji-Paraná, Parecis e Vilhena. Com o baixo nível das chuvas registradas para o período, existe a possibilidade de que a seca seja severa durante o verão amazônico, de acordo com as previsões meteorológicas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Peixe morre devido à seca em Rondônia (Reprodução)

De novembro para dezembro, o Monitor de Secas indicou áreas com seca grave e extrema no Norte e no Nordeste, com destaque para o surgimento de áreas com seca excepcional no Sul de Rondônia.

Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Reprodução)

Os dados da ANA, mostram que áreas com seca grave e extrema foram identificadas nos rios de Rondônia no final do ano passado, indicando que este ano, pode trazer uma escassez de água mais forte tanto para os municípios rondonienses quanto para os mato-grossenses.

A previsão é que até 2025, diversos municípios de Rondônia possam enfrentar dificuldades no abastecimento de água devido ao fenômeno do El Niño, que pode levar os reservatórios de água a níveis críticos. De acordo com o Governo de Rondônia, está em desenvolvimento ações estratégicas de combate aos possíveis efeitos da seca, caso o cenário apontado pelo Censipam e Ana se materialize.

Confira a portaria na íntegra e o Painel El NIño:
Leia mais: Homens são presos com diamantes de terra indígena em Rondônia
Editado por Jefferson Ramos
Revisada por Gustavo Gilona