#SouManaus: artesãos fazem últimos ajustes e prometem surpresas no festival

Artesão Juarez Lima coordena equipe de artistas. (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

01 de setembro de 2023

14:09

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – Artistas responsáveis pela cenografia dos palcos do #SouManaus Passo a Paço 2023 prometem apresentar surpresas no festival de artes integradas da capital amazonense, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Nesta sexta-feira, 1º, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realizou visita técnica no espaço onde acontecerá o festival, no entorno do Paço Municipal, bairro Centro, Zona Sul da cidade.

Maquete do palco “Guardião da Amazônia”, onde o artista internacional David Guetta irá se apresentar. (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

O artista Juarez Lima, conhecido por construir grandes alegorias no Festival de Parintins, é o responsável por coordenar uma equipe de maçariqueiros, especialistas em movimentos, escultores, entre outros, que constroem a escultura “O Guardião da Amazônia“, que ficará no topo do palco que leva o mesmo nome, na plataforma Malcher. Ele afirma que o propósito foi unir tecnologia e inovação, e que o público será surpreendido positivamente.

Acredito que ali [no local onde será instalado] ele vai ser um guardião contemplativo. Mais tarde, vamos fazer uns efeitos, vai ter uma surpresa, mas as principais nós vamos deixar para o dia, somente o secretário Osvaldo Cardoso e o prefeito David Almeida vão saber, são segredos que a gente vai revelar“, explicou.

Essa Amazônia tem poder de mostrar inovação e movimento, e nós vamos mostrar esse movimento, desse movimento que se abre, até cada detalhe que foi pensado. Esse é o trabalho da inovação, da coragem de fazer algo diferente“, acrescentou o artista, pontuando, ainda, que o trabalho já dura três meses.

Escultura “O Guardião da Amazônia” terá movimentos tecnológicos. (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)
Sustentabilidade, tecnologia e inovação

O designer de produção Thyago Lima falou do processo de criação desta obra, lembrando que o objetivo é representar a ancestralidade do povo de Manaus, aliada à inovação, e acrescentando a sustentabilidade por meio da reciclagem de materiais. O palco principal terá 20 metros de altura por 20 metros de largura, e a peça principal está em torno de 7×9.

Tínhamos a meta de fazer algo com esse tema, de ancestralidade, que falar da nossa etnia indígena Manaó, que fala desse índio, da inovação, dessa questão da tecnologia, do avanço da parte robótica, com os movimentos, e da sustentabilidade. Vamos pegar materiais recicláveis e unir junto com a questão da inovação e tecnologia para fazer essa grande apresentação no palco principalmente que será apresentado o David Guetta“, explicou.

Designer de produção, Thyago Lima. (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)
Diversidade

O presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, explicou que serão 311 apresentações, além de 13 atrações nacionais e uma atração internacional, representando a diversidade do festival. O evento turístico-cultural tem a expectativa de atrair 500 mil pessoas durante os três dias de programação.

Esse é o maior de todos e o mais diverso de todos. Nós teremos, nos palcos do Sou Manaus, a representatividade da nossa cidade, desde religiões de matrizes africana, católica e evangélico. Todo mundo vai estar representado nos palcos do festival“, disse.

Presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, em frente ao palco “Guardião da Amazônia”. (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

Por fim, o secretário afirmou que a venda ilegal de ingressos do festival na internet será investigada e punida. Nesta sexta, a REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA mostrou como, a menos de uma semana para a realização do festivalcambistas estão anunciando pulseiras que dão acesso à pista do festival por valores entre R$ 30 e R$ 300.

A Semseg [Secretaria Municipal De Segurança Pública e Defesa Social] já está trabalhando pessoalmente, identificando essas pessoas e interpelando, a gente vai trabalhar muito forte. Porque primeiro, o Sou Manaus é um evento gratuito, isso tem que ficar muito claro, e a gente não vai deixar esse tipo de atitude manchar um evento que será fantástico, que vai levar Manaus e mostrar Manaus para o mundo, por causa de meia dúzia de pessoas com conduta repreensiva“, finalizou.