‘Temos que enfrentar com coragem’, diz secretária de Educação do AM sobre violência nas escolas

Ação integrada por diversas secretarias de Estado do Amazonas pretende combater a violência nas escolas públicas e privadas da capital e do interior (Mencius Melo/Agência Amazônia)

10 de abril de 2023

21:04

Mencius Melo – Da Agência Amazônia

MANAUS – Após o atentado em que um aluno da Colégio Adventista de Manaus feriu uma professora e uma colega de sala de aula, o Governo do Amazonas realizou uma coletiva para anunciar a criação de um comitê interativo que irá reunir secretarias de Estado para o enfrentamento à violência nas escolas. O anúncio aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida André Araújo, 1.422, bairro de Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, a secretária de educação do Estado, Kuka Chaves, declarou sobre a violência: “Temos que enfrentar com coragem”.

Em coletiva que reuniu as secretarias de Segurança Pública, Educação, Assistência Social, Saúde, entre outras, a titular da secretaria de Educação, Kuka Chaves, informou o uso de um banco de dados com perfis comportamentais. “Temos uma grande preocupação, por isso criamos esse núcleo para ter acesso a esses perfis psicossociais, para que tenhamos um banco de dados de indivíduos, de alunos, que já apresentaram algum perfil, ou movimento no sentido da violência e, com isso, possamos acompanhar esse aluno e seus familiares”, destacou. “Esse é um problema mundial, um problema nosso, que a gente tem que enfrentar de frente, com coragem”, afirmou a secretária.

Secretária Kuka Chaves durante anúncio do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar (Mencius Melo/Revista Cenarium)

Ainda na coletiva, o Governo do Estado anunciou outra ferramenta de apoio para o combate à violência nas escolas. Trata-se de um “disk denúncia” ancorado na rede social WhatsApp, cujo número é: 99414-0480. Diante do quadro, a titular Kuka Chaves ponderou. “Temos que ter a percepção, porque, uma vez ocorrido, não temos como reverter, por isso, peço aos pais que fiquem atentos às atividades diárias de seus filhos, porque, por meio de um desenho no caderno, podemos ter indícios de algo que não está bem”, observou.

Público e privado

Questionada pela reportagem da AGÊNCIA AMAZÔNIA sobre a abrangência da ação do comitê, já que o Estado do Amazonas possui uma ampla rede privada de escolas, a secretária Kuka Chaves comentou: “Todas as ações da secretaria de segurança foram prestadas à escola particular onde o incidente aconteceu, então, isso mostra que estamos falando de segurança pública, logo, nossas ações cabem para todas as redes, pública e privada, municipal e estadual, capital e interior. Vamos formar uma grande aliança de combate a esse tipo de violência”, informou.

Secretários anunciam a criação do comitê Interinstitucional e o lançamento do ‘Disk Denúncia do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) (Mencius Melo/Revista Cenarium)

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc), o comitê será lançado em regime de urgência e passará a operar assim que promulgado no Diário Oficial do Estado (DOE). “Vamos aguardar somente a promulgação, por parte do governador, no diário oficial, e acredito que o comitê já passa a operar na terça-feira, mais tardar na quarta-feira ainda desta semana”, informou a assessoria.

Leia também: Violência infantojuvenil: crianças negras são mais de 60% das vítimas de maus-tratos no Brasil, aponta estudo