Temporada de Cruzeiros: navio desembarca em Manaus com mais de 900 turistas

O Viking Sea é o sexto cruzeiro, da temporada 2022/2023, a desembarcar em Manaus (Tácio Melo/Amazonastur)

03 de março de 2023

08:03

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – Mais de 900 turistas desembarcaram em Manaus, nesta quinta-feira, 2. Esse é o primeiro cruzeiro do mês de março a chegar na capital amazonense. O Viking Sea é o sexto cruzeiro da temporada 2022/2023, que teve início em novembro. A embarcação saiu de San Juan, em Porto Rico, trouxe 480 tripulantes e fica na cidade até esta sexta-feira, 3.

São oito navios previstos para chegar, neste mês, com 7.150 cruzeiristas, sendo cerca de 4,7 mil passageiros e cerca de 2,3 mil tripulantes. O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, afirmou que a chegada dos turistas movimenta a economia local, além de colocar o Estado no roteiro de outros visitantes.

“Esse navio esteve, ontem, em Parintins [no interior do Amazonas]. Tem uma imagem de um tricicleiro recebendo em dólar e agradecendo muito a atuação do governo. E a gente vê a função social de ter essa temporada aqui, porque esse cara, esse artesão, esse comerciante, ele vai pegar esse dinheiro e vai levar para casa, para o sustento da sua família”, afirmou ele no Cais das Torres, no Porto de Manaus, Zona Sul da cidade, onde os cruzeiristas desembarcaram.

O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio (Jander Souza/REVISTA CENARIUM)

Na cidade, os turistas devem fazer passeios fluviais por comunidades ribeirinhas, passeios pelo centro histórico, Teatro Amazonas e Mercado Adolpho Lisboa, além de visitas em uma feira de artesanato indígena no Paço Municipal. Uma pesquisa de satisfação realizada pela Amazonastur, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, mostrou que 87,9% dos cruzeiristas aprovaram o destino Amazonas.

“É importante frisar que a gente tem pesquisas, aqui, pesquisas rotineiras. Navio que chega, a gente faz pesquisa de forma qualitativa, e mais de 87% dos turistas que chegam ao Estado do Amazonas recomendam nosso destino e tem a intenção de retornar”, acrescentou.

Leia também: Roteiro integrado: Manaus e Fortaleza se unem para atrair turistas internacionais

Temporada de cruzeiros

Esta é a primeira temporada de cruzeiros após a pandemia de Covid-19. Ao todo, o Amazonas deve receber oito cruzeiros, sendo o maior número de navios da temporada. Do quantitativo, cinco navios chegam, pela primeira vez, ao Amazonas. Considerando dados até janeiro, o Estado registrou a entrada de 7.932 cruzeiristas, de acordo com o setor de estatística da Amazonastur. A estimativa é receber cerca de 17 mil visitantes, entre passageiros e tripulantes, até o final da temporada.

Leia também: Em Rondônia, passeio pelo Rio Madeira se torna patrimônio cultural e imaterial

Turismo no Amazonas

Gustavo Sampaio lembrou, ainda, que o Amazonas tem sido inserido em outras rotas. A empresa aérea Avianca, por exemplo, anunciou que a partir de 26 de março vai iniciar voos de Manaus para Aruba, com conexão em Bogotá.

“Estamos trabalhando também com outras rotas aqui na América Central, trabalhando também algo na Europa e América Latina. É um movimento que não é tão fácil a gente conseguir efetivar, mas que o governo faz sua parte, vem trabalhando muito com promoção, articulação institucional e expansão da malha externa e interna”, concluiu.

Cruzeiros que chegam a Manaus em março:

2 de março
Viking Sea, 930 turistas, 480 tripulantes.

4 de março
Volendam, 1.718 turistas, 647 tripulantes.

11 de março
Seabourn Quest, 540 turistas, 330 tripulantes.

14 de março
Ocean Explorer, 160 turistas, 90 tripulantes.

25 de março
Seven Seas Voyager, 777 turistas, 445 tripulantes.

26 de março
Hanseatic Spirit, 230 turistas, 169 tripulantes.

29 de março
Seabourn Venture, 264 turistas, 120 tripulantes.

30 de março