Tentativa de feminicídio: homem esfaqueia ex-companheira no AM; veja vídeo

Tentativa de feminicídio foi registrada por câmeras de segurança (Reprodução)

04 de junho de 2023

16:06

Adrisa De Góes – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – A doméstica Raphaella da Silva Bessa, 30, recebeu dois golpes de faca no abdômen pelo ex-companheiro, identificado como Francisco Josiano da Silva Melo Bessa, 35, na madrugada deste domingo, 4, ao sair do Bar e Choperia “Hora Extra”, no bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. O suspeito ainda feriu o atual namorado da vítima, que também estava presente.

A tentativa de feminicídio aconteceu por volta das 5h, na rua Coronel Conrado, atrás do Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que Raphaella e o namorado passam em uma motocicleta e, em seguida, o autor do crime tenta atropelá-los. Porém, antes disso, ele bate em um carro estacionado e quase chega a capotar.

O casal encostou a motocicleta e o agressor desceu do carro, aparentemente transtornado, e avança contra a ex-companheira com uma faca. O homem atingiu Raphaella pelo menos duas vezes na região abdominal. No registro, é possível ouvir a mulher gritando e pedindo para que Josiano, como é mais conhecido, pare com os ataques. O autor da tentativa de feminicídio está foragido.

Câmeras de segurança registraram a tentativa de feminicídio (Reprodução)

À AGÊNCIA AMAZÔNIA, o irmão da vítima, Robert Junior Bessa, disse que Raphaella está internada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde passou por cirurgia e está com quadro de saúde estável. O namorado atual, ferido na tentativa de feminicídio, já pegou alta médica e está em casa.

Relacionamento conturbado

Robert relatou que a irmã e o homem estavam separados há dois meses. Ele conta que ela pôs um fim no relacionamento após sofrer uma série de agressões físicas e psicológicas. Em uma das últimas vezes, Josiano tentou invadir a casa da família de Raphaella para agredi-la.

Depois deste episódio, a vítima fez o registro de violência doméstica junto à Polícia Militar (PM) e teve a medida protetiva concedida pela Justiça. Porém, isso não foi o suficiente para dar um basta na situação. “Era um relacionamento conturbado, cheio de violência. Agora, esse homem atentou contra a vida dela”, disse o irmão de Raphaella.

A família de Raphaella aponta que Francisco Josiano é o autor da tentativa de feminicídio (Reprodução)

Sangrenta realidade

Para Amanda Pinheiro, presidenta do Instituto As Manas e advogada atuante na assistência de mulheres vítimas de violência, o enfrentamento desse tipo de crime é uma pauta universal e que não pode ser utilizada como partidária ou de elegibilidade nos pleitos a cada quatro anos.

“Infelizmente, essa é a sangrenta realidade enfrentada pelas mulheres em nossa sociedade manauara e brasileira como um todo. A pauta de enfrentamento à violência contra a mulher deve ser levada a sério pelo Estado e por toda a sociedade, pois, a cada dia, perdemos vidas e deixamos crianças órfãs do feminicídio”, ressaltou à AGÊNCIA AMAZÔNIA.

Leia também: Caso de feminicídio destaca omissão em registros da violência no AM