UEA lança capacitação para atendimento a pessoas com deficiência

Turma do curso de 'Turismo Pedagógico', que leva pessoas com deficiência a visitar espaços turísticos em Manaus (Reprodução/Divulgação)

13 de maio de 2023

14:05

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) lança, na segunda-feira, 15, plataformas digitais de aprendizagem para promover o projeto de extensão “Mais Acesso”. A ideia é gerar capacitação no atendimento adequado para Pessoas com Deficiência (PcDs). O evento vai acontecer no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, a professora da UEA, Marklea Ferst, explicou detalhes do público alvo da iniciativa: “Toda pessoa que direta ou indiretamente trabalhe com atendimento ao público. O curso traz os princípios da deficiência, barreiras e promoção da acessibilidade, bem como promove a capacitação de como atender uma pessoa, independentemente, do tipo de deficiência”, detalhou.

Cursos da UEA visam preparar aqueles e aquelas que lidam com o público nos espaços de serviços do Estado (Reprodução/Divulgação)

A professora adiantou o lançamento. “Em meados de junho, teremos um curso específico para atendimento de passageiro com deficiência em aeroportos. Já em setembro teremos um curso de acessibilidade digital, pois a grande maioria dos sites e redes sociais não são acessíveis”, explicou.

Capacitação

Ferst também adiantou que tem programado cursos para PcDs que desejam atender. “Está em nosso planejamento também ofertar cursos gratuitos de capacitação para profissionalização da pessoa com deficiência. Serão cursos abertos a todos. Mas, conforme alinhamento preliminar, o curso será gratuito a todos os servidores do Estado do Amazonas e discentes da UEA”, revelou.

Com o curso da UEA, pessoas com deficiência visitam o salão nobre do centenário Teatro Amazonas, em Manaus (Reprodução/Divulgação)

A docente fez questão de enfatizar que as iniciativas reforçam o caráter inclusivo e democrático da universidade. “A UEA criou um comitê de inclusão que está desenvolvendo ações para inserir pessoas com deficiência na universidade. O ‘Mais Acesso’ é um braço de apoio, pois o objetivo é, em conjunto, promover igualdade, inclusão e acessibilidade. O ‘Mais Acesso’ já desenvolve um projeto de Turismo Pedagógico, com programação mensal de visitas guiadas em pontos turísticos de Manaus”, informou.

Cursos da UEA também são voltados a preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho (Reprodução/Divulgação)

Libras

Para quem quiser se capacitar, a UEA oferece o curso de Libras. “Outro projeto que estamos desenvolvendo é o curso de Libras, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC), que nos disponibilizou Marcelo Pereira, professor do curso”, disse a docente da UEA.

“O curso está sendo ofertado, gratuitamente, a qualquer pessoa que queira participar. Estamos realizando o curso de forma híbrida. Presencialmente, na Escola Superior de Artes e Turismo, e transmitido ao vivo pelo canal do Projeto ‘Mais Acesso’, no Youtube. Quem quiser aprender libras é só acessar o Youtube do projeto”, finalizou.