Veja quem deixou cargo no Governo do AM para concorrer às eleições em Manaus

Ao centro: Rodrigo de Sá; na esquerda, Ráiner Figueiredo; na direita, Sinésio Trovão; ao fundo, da esquerda para direita: Orleison Ximenes, Helyanthus Borges e Terezinha Ruiz (Composição de Weslley Santos/Revista Cenarium)

11 de abril de 2024

13:04

Jessika Caldas – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Seis gestores do primeiro e segundo escalões do Governo do Amazonas deixaram os cargos públicos para cumprir a legislação eleitoral e possivelmente se candidatarem às eleições municipais de 2024 em Manaus. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocupantes de cargos públicos devem deixar as funções seis meses antes da realização do primeiro turno do pleito, marcado este ano para 6 de outubro.

Um desses nomes é o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá (Progressistas). Em um vídeo publicado nas redes sociais na quarta-feira, 10, ele afirmou que foi convidado pelo governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), para concorrer às eleições deste ano.

Rodrigo de Sá atuava como diretor-presidente do Detran-AM (Divulgação)

“Eu estava na condição de diretor-presidente do órgão no Amazonas, mas recebi, com muita gratidão e motivação, o convite do governador Wilson Lima, que todos sabem é meu líder político, para que eu pudesse me desincompatibilizar e estar disponível nas próximas eleições deste ano de 2004”, disse Rodrigo de Sá.

De acordo com o Rodrigo, que é presidente estadual do PP, o partido possui uma chapa de vereadores forte e que, segundo ele, promete uma votação expressiva. “Nessa missão de resgatar a credibilidade e a grandeza dos progressistas aqui na cidade de Manaus e também no Estado do Amazonas”, ressaltou.

Gestor em saúde

Outro gestor do setor público na esfera estadual que deixou o cargo foi o fisioterapeuta e diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, que vai se dedicar à campanha de vereador este ano. Em 2022, ele se candidatou a deputado estadual pelo Partido Social Cristão (PSC). Atualmente, Ráiner é presidente estadual do PP Jovem, além de ativista do Sistema Único de Saúde (SUS) e da diversidade.

À REVISTA CENARIUM, ele disse que avalia a pré-candidatura de forma positiva e se declara como um jovem na política, que se coloca à disposição para contribuir com a população manauara. O gestor da área da saúde ficou à frente da policlínica por cinco anos.

O fisioterapeuta e pré-candidato a vereador pelo PP, Ráiner Figueiredo (Divulgação)

“Se a população me der oportunidade, quero mostrar como gestor que podemos transformar o agora (…) Hoje, eu me sinto mais preparado, com mais experiência para poder enfrentar esse pleito com mais força, tanto junto à população quanto politicamente também”, refletiu.

Outros gestores

Na última sexta-feira, 5, as exonerações dos gestores foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM) e assinadas pelo governador Wilson Lima. Abaixo, veja quem deixou o cargo.

  • Rodrigo de Sá – diretor-presidente do Detran-AM;
  • Ráiner Figueiredo – diretor da Policlínica Codajás;
  • Coronel Orleilson Ximenes Muniz – comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM);
  • Coronel Helyanthus Frank da Silva Borges – subcomandante-geral do CBMAM;
  • Sinésio Trovão – diretor-presidente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam);
  • Therezinha Ruiz de Oliveira – coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas, organismo ligado à Secretaria de Educação e Desporto Escolar.
Leia também: ‘Preciso de você na Prefeitura’, diz Wilson Lima a Cidade em lançamento de pré-candidatura
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona