Veja roteiro da imersão de Rodrigo Santoro em visita à Amazônia

Ator Rodrigo Santoro pilota barco em visita à Amazônia (Reprodução/Redes Sociais @rodrigosantoro)

30 de julho de 2023

16:07

Adrisa De Góes – Da Agência da Amazônia

MANAUS (AM) – Visita à unidade de conservação, comunidades ribeirinhas, praias e grutas, além de remada no igapó – tipo de vegetação característico da floresta amazônica que permanece alagada mesmo na estiagem dos rios. Esses foram alguns dos lugares por onde passou o ator Rodrigo Santoro durante imersão na Amazônia na última semana.

O roteiro turístico aconteceu após as gravações do filme “Outro lado do céu”, produção que vai ser retratada na região com lançamento previsto para o próximo ano. O artista esteve acompanhado da esposa, a atriz Mel Fronckowiak, e da filha, além da atriz Tainá Müller, que fez a viagem com o esposo e o filho.

Nas redes sociais, Santoro publicou um relato da experiência e disse que a passagem pela Amazônia o “fez pensar sobre futuro e esperança”. À AGÊNCIA DA AMAZÔNIA, o sócio da Katerre Ecoturismo, Ruy Carlos Tone, que conduziu a jornada, detalhou os lugares por onde levou o grupo.

O ator Rodrigo Santoro, o empresário Ruy Carlos Tone e a atriz Mel Fronckowiak (Reprodução/Redes Sociais @rodrigosantoro)

“Aos poucos, estamos estruturando com a cidade, comunidades e mesmo em Manaus, uma forma de apresentar a Amazônia, de forma não só confortável, mas num painel que mostre e sensibilize o público visitante de que a preservação da floresta passa por se sensibilizar com a grandeza da natureza e das pessoas que ali estão há séculos”, disse o empresário.

Parque Nacional do Jaú

A mostra dos ecossistemas amazônicos que compõem o Parque Nacional do Jaú, localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao Norte do Amazonas, entrou no roteiro do grupo. O lugar é administrado pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e possui, aproximadamente, 2,4 milhões de hectares.

A Unidade de Conservação (UC) foi criada em 1980, por iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a partir de estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), e recebeu o nome de um dos maiores peixes brasileiros e também de um dos rios que banha a área, o Rio Jaú.

Vista aérea do Parque Nacional do Jaú (Josângela Jesus/ICMBio)
Grutas do Madadá

Entre os registros publicados por Rodrigo Santoro estão as Grutas do Madadá. O cenário é formado por dois conjuntos compostos por blocos de rocha existentes há mais de 700 milhões de anos, entremeados por vegetação.

Grutas do Madadá (Reprodução/Redes Sociais @rodrigosantoro)
Remada na Ilha dos Macacos

A região abriga a diversidade da fauna amazônia, dentre um santuário de macacos que dão nome ao lugar e que ficou conhecido como Ilha dos Macacos. No ambiente, localizado em parte, numa região de igapó, é possível avistar os primatas enquanto eles pulam de galho em galho.

Macacos nas copas das árvores (Reprodução/Redes Sociais @rodrigosantoro)
Escolas ribeirinhas

As escolas localizadas em áreas ribeirinhas também foram marcadas pelos registros do ator na região. Uma das instituições visitadas foi na Comunidade da Cachoeira do Jaú. Atualmente, a Fundação Almerinda Malaquias (FAM) atua em um projeto de melhoria da infraestrutura de 25 escolas de Novo Airão.

O ator Rodrigo Santoro em visita à escola de uma comunidade ribeirinha do Amazonas (Reprodução/Redes Sociais @rodrigosantoro)
Contato com a natureza

Nos dias em que esteve na região amazônica, Rodrigo Santoro, a família e os amigos viveram em contato direto com a natureza e puderam desfrutar, ainda, de banho de rio, pôr do sol, comidas típicas da região e teve contato com moradores.

A Expedição Katerre Ecoturismo também contou com almoço no Biatuwi, um projeto social do Restaurante Caxiri; jantar no Caxiri; almoço em Novo Airão, no Flutuante Flor do Luar; visita à Galeria Jirau, um coletivo de vendas de produtos artesanais no anexo do Flor do Luar; visita à FAM; visita à Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA); visita ao Mirante do Gavião; visita à comunidade de Mirituba, Praia do Sono, Velho Airão; igarapé do Preto; e trilha da Samaúma.