Acessibilidade: Câmara Municipal de Manaus estreia telejornais em libras

A CMM lançou nesta terça-feira, 1º, a nova programação da TV e Rádio Câmara (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

01 de agosto de 2023

14:08

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) lançou nesta terça-feira, 1º, a nova programação da TV e Rádio Câmara, com pioneirismo na transmissão de um telejornal ao vivo com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em Manaus. Além disso, o presidente da Casa Legislativa, Caio André, também inaugurou as instalações da agora Diretoria de Comunicação (Dicom) Jornalista Haroldo Furtado, em homenagem ao jornalista falecido em 2021.

Com a nova programação, a CMM inova na acessibilidade da transmissão de telejornais na capital amazonense. A TV Câmara insere a Libras nos programas “Bom Dia Câmara”, no jornal das 18h “CMM Notícias” e no “Boletim Momento Câmara”.

Nós teremos todas as nossas programações com a participação da linguagem de libras, isso é fundamental para dar mais acessibilidade a nossa população“, disse Caio André, que lembrou, ainda, do trabalho realizado por Haroldo Furtado quando foi diretor de Comunicação da CMM.

O presidente da CMM, Caio André (à esquerda), e o filho de Haroldo Furtado, Haroldo Furtado Filho. (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

É com grande alegria que estamos homenageando um ex-funcionário da Casa, Haroldo Furtado, e a família [do jornalista] esteve aqui presente. A gente faz esse resgate histórico mostrando para população e dando o nome daquele espaço a esse jornalista que teve um papel importante aqui, na Casa“, salientou.

Transmissão ao vivo da sessão no Plenário com Linguagem de Libras. (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

As novas instalações da Dicom são resultados do plano de modernização dos espaços físicos, pessoal, programação dos canais, instalações da redação, salas de apoio, centrais de comando e controle de estúdios da TV e Rádio Câmara. O departamento é coordenado pelo jornalista Mário Marinho.

Legado

À REVISTA CENARIUM, o filho do jornalista, Haroldo Furtado de Paiva Filho, afirmou que a família recebeu com surpresa a homenagem. Para ele, a nomeação da Dicom com o nome do pai representa o reconhecimento pelo trabalho realizado na comunicação e na política, duas áreas pelas quais ele era apaixonado.

A gente está muito alegre e emocionado com essa homenagem, por toda a história dele na comunicação e a política, que eram coisas que ele dominava muito, e que ele gostava, ele vivia por isso“, conta.

Haroldo Furtado de Paiva Filho, filho de Haroldo Furtado. (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

Haroldo Furtado foi ex-diretor de Comunicação da Casa Legislativa e ex-secretário de comunicação do município e do Estado. Ele morreu em 2021, aos 73 anos, em decorrência de câncer.

Placa em homenagem a Haroldo Furtado. (Marcela Leiros/Agência Amazônia)
Nova estrutura e programação

A nova Dicom foi ampliada fisicamente e tem 44m², comportando 20 profissionais nas áreas de jornalismo, design, edição de vídeo, social media, fotografia, além de coordenadores e estagiários.

Essa renovação permite que produtos da TV Câmara, como o novo matutino da grade, “Bom Dia Câmara”, sejam gravados na redação em uma proposta mais moderna. O telejornal levará aos telespectadores as primeiras notícias da manhã, informações em tempo real sobre tudo o que acontece na cidade e detalhes sobre o trabalho dos vereadores de forma dinâmica e interativa.

Além da nova redação, a Dicom também adequou o estúdio onde serão gravados produtos como o jornal das 18h, “CMM Notícias”, e o boletim informativo “Momento Câmara”.

Outra novidade é o jornal das 18h, “CMM Notícias”, que ganha cenário próprio e nova identidade visual, para levar à população as principais notícias do parlamento municipal e um resumo do que foi destaque no plenário Adriano Jorge. Além destes, a grade conta com outras estreias, como “As 5+ da Semana”, “Tem na Nossa Terra”, “Agenda do Parlamento” e “Clip Câmara”.

Outros programas que já eram veiculados continuam na programação, como “Câmara Por Elas”, “Câmara Esportes”, “Informe Cidadania” e “Câmara Serviços”. A nova programação pode ser acompanhada, pelos telespectadores, no canal 6.3 na televisão aberta, 105.5 FM.