‘Agora, é saber quem será candidato’, diz Wilson Lima sobre eleição à Prefeitura de Manaus

Da esquerda para a direita: Roberto Cidade, Wilson Lima, Alberto Neto e David Almeida (Composição de Paulo Dutra/Agência Cenarium)

20 de março de 2024

22:03

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium 

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), comentou o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à pré-candidatura de Capitão Alberto Neto (PL) à Prefeitura de Manaus. Para o chefe do Executivo, apesar da manifestação pública, ainda é cedo para dizer quem serão os candidatos às eleições municipais de 2024.  

O político foi questionado pela CENARIUM se a declaração de Bolsonaro alterou o quadro de discussões do União Brasil no Amazonas sobre o processo eleitoral na capital amazonense.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (Arquivo/Ton Molina/Revista Cenarium)

“Não muda nada. Estamos em um processo de entender quem de fato vem como candidato. Muita coisa vai acontecer até o período de inscrição das chapas. Agora, a gente tem uma série de manifestações, mas só vai saber, efetivamente, quem vai ser candidato lá na frente”, disse o governador. 

PUBLICIDADE

Lima completou, ressaltando o prazo da janela partidária que, segue até o dia 6 de abril. “Então a gente tem um prazo fatal até o dia 6 de abril que é o processo de filiação daqueles que irão concorrer. Mais lá na frente a gente vai entender como essas coisas vão se comportar”, avaliou o político. Veja, a seguir, a resposta do político.

Pré-candidatos aliados

O grupo político do governador do Amazonas tem três pré-candidatos a prefeito: o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante)

No último sábado, 16, um ato político organizado na quadra da Escola de Samba Aparecida, Zona Sul da capital, marcou a posse de Roberto Cidade como presidente municipal do União Brasil em Manaus. No evento, Lima afirmou que a sigla vai formar um “grande arco de aliança” para as próximas eleições à prefeitura da cidade. 

Wilson Lima (à esquerda) dá as mãos com Roberto Cidade (Reprodução/Redes Sociais)

Integrando a base de apoio do governador e, um dia antes da posse de Cidade, Alberto Neto participou ao lado de Wilson Lima do lançamento do 57º Festival Folclórico de Parintins. O chefe de Estado já chegou a declarar que o desejo do deputado federal e do presidente da Aleam em concorrer às eleições são considerados naturais na política. Lima também afirmado que “no momento certo se posicionará sobre o escolhido”.

Já David Almeida é aliado do governador desde 2022 quando definiu apoio à reeleição de Lima ao Governo do Amazonas. O acordo entre ambos definiu, na época, que o prefeito indicasse o candidato a vice-governador na chapa, o que ocorreu meses depois com a escolha de Tadeu de Souza (Avante), aliado de Almeida.

David Almeida anunciou apoio à reeleição de Wilson Lima em junho de 2022 após meses de indefinição (Arquivo/Ricardo Chaves)
Janela partidária

A janela partidária está prevista na Lei dos Partidos Políticos e na Resolução TSE 23.738/2024, que trata do calendário eleitoral de 2024. O prazo de filiação partidária, para quem deseja concorrer às eleições de 2024 e que não tenha se utilizado da janela partidária, é até dia 6 de abril, seis meses antes do primeiro turno das Eleições 2024.

A legislação estabelece que os vereadores possam trocar de partido até o dia 5 de abril sem risco de perder o mandato para que possam concorrer ao pleito por outra sigla. O caso se aplica a vereadores que tentam a reeleição ou prefeitos.

Prazos para as convenções partidárias

As convenções partidárias vão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, período estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No período, os partidos irão deliberar sobre coligações e definir os candidatos às prefeituras e aos cargos de vereador. Definido isso, as siglas têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Leia mais: Eleições: ‘Maior arco de aliança em Manaus’, diz Wilson em evento com Cidade
Editado por Adrisa De Góes