Alberto Neto fala sobre composição do PL à Prefeitura de Manaus: ‘Conversando com governador’

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo PL, Alberto Neto (Reprodução/Ítalo Sena)

22 de março de 2024

21:03

Ricardo Chaves e Karina Pinheiro – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O deputado federal Alberto Neto (PL-AM) confirmou a pré-candidatura dele na eleição à Prefeitura de Manaus e falou sobre a participação do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), na coligação do Partido Liberal, que deverá ser definida no período de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, de acordo com a legislação eleitoral.

O lançamento da pré-candidatura de Alberto Neto foi feito na sede do PL, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, nesta sexta-feira, 22. Ao ser questionado sobre quem poderia ser seu vice, o deputado federal respondeu: “A estratégia é deixar o vice em aberto para a gente tentar continuar as negociações e aquela ligação com o governador”, declarou Alberto Neto ao se referir a Wilson Lima.

Wilson Lima foi apontado como o responsável pela oficialização do nome de Alberto Neto como pré-candidato ao PL em Manaus após o partido sofrer uma crise interna, que durava mais de seis meses, envolvendo filiados e não filiados que pretendiam entrar na sigla para buscar a viabilização no pleito majoritário.

Tendo como presidente nacional de honra Jair Bolsonaro, o PL passava por uma crise interna no Amazonas na definição de quem seria pré-candidato a prefeito da capital.

O compadre e amigo de pessoal de Bolsonaro, coronel Alfredo Menezes – que teve uma votação expressiva na última eleição ao senado pelo Amazonas – tentava se viabilizar ao cargo, mas não obteve êxito nas tratativas internas.

Coronel Menezes

Coronel Menezes estava ausente no lançamento da pré-candidatura de Alberto Neto nesta sexta-feira. A filha dele compareceu ao evento, deputada estadual Débora Menezes (PL) e sentou ao lado do presidente estadual do Partido Liberal, no Amazonas, Alfredo Nascimento. O deputado estadual Delegado Péricles, que faz parte da legenda, também compôs a mesa.

“A presença do Coronel Menezes na direita é muito importante, vamos fazer muitas conversas ainda, teve alguns contratempos no passado que ficaram no passado e estamos conversando. Estamos aqui para unir a direita”, disse Alberto Neto.

Da esquerda para direita: deputado Delegado Péricles, Alberto Neto, Alfredo Nascimento e Débora Menezes (Karina Pinheiro/Revista Cenarium)

Confirmando as diretrizes de Alberto Neto, Alfredo Nascimento cogitou alianças com outros partidos para o fortalecimento da coligação da legenda na eleição em Manaus. “Naturalmente’ se quer agregar a outros partidos numa coligação partidária”, disse.

David Almeida

Durante a coletiva do Partido Liberal, Alfredo Nascimento negou que o partido tenha realizado acordo sobre filiação e pré-candidatura com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Há três semanas, cogitava-se que o prefeito poderia entrar na legenda em busca do apoio da direita para a reeleição.

“Não firmei acordo (com David). Bolsonaro fez uma ligação dizendo que iria conversar sobre o candidato de Manaus e eu fui a Brasília, conversamos com o presidente nacional e o Alberto é pré-candidato a prefeito de Manaus, porque ele é o escolhido de Bolsonaro, então, ele é o meu candidato também”, concluiu Alfredo.

Leia mais: Expulsão de Coronel Menezes expõe racha no bolsonarismo do Amazonas
Editado por Jefferson Ramos