Após retirada de pré-candidatura de Israel Tuyuka, PDT dialoga com David Almeida

Israel Tuyuka não disputará mais por Manaus mas por São Gabriel da Cachoeira. Foto: Arquivo Pessoal

04 de abril de 2024

20:04

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O médico indígena Dr. Israel Tuyuka (PDT) não irá mais concorrer como pré-candidato à Prefeitura de Manaus. A desistência foi anunciada pelo político em suas redes sociais na madrugada desta quinta-feira, 4, que comunicou que vai concorrer ao cargo de prefeito de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros da capital. 

O médico justificou a escolha após identificar problemas sociais na cidade. Tuyuka disse que disputar a prefeitura de São Gabriel seria uma forma de honrar a família e os moradores da cidade. “A atual situação social, econômica, educacional, da saúde e cultura de nossos familiares no município fez-me tomar essa decisão importante”, disse em nota. 

PDT quer mandato na CMM

A retirada do nome do médico indígena ocorre em meio às discussões de apoios políticos em Manaus. Para a CENARIUM, o presidente estadual do PDT no Amazonas, Luiz Castro, informou que a decisão partiu do próprio Tuyuka. Questionado pela reportagem sobre a tática do partido em Manaus, Castro diz que as atenções do partido estão voltadas para a conquista de mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

“Ele se retirou da pré-candidatura em Manaus e decidiu ser candidato em São Gabriel da Cachoeira. Em Manaus, estamos priorizando a nomeação de pré-candidatos à vereança neste momento”, informou.  Luiz Castro é presidente estadual do PDT e anunciou a intenção de ser pré-candidato a vereador de Manaus (Reprodução/Eraldo Lopes).

Luiz Castro disse que PDT busca candidatos à vereança.(divulgação)

Nos bastidores, circula a informação de que o PDT estaria definindo apoio ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) que articula apoio político de olho em sua reeleição. O ex-deputado estadual, confirmou o diálogo com Almeida, mas, também, com outros partidos. “Existe diálogo com outros partidos, assim como também com o atual prefeito”, informou. 

Luiz Castro não estipulou prazo para definir o apoio do partido, mas que os diálogos continuam da semana que vem em diante. Pela legislação eleitoral, as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. O ex-deputado estadual já anunciou que será pré-candidato a vereador de Manaus. 

Em 2018, Luiz Castro perdeu a eleição para o Senado Federal por uma diferença de apenas 25.733 votos de Eduardo Braga (MDB) que acabou reeleito. Principal apoiador da chapa encabeçada pelo governador Wilson Lima (PSC), ele chegou a compor o primeiro escalão como Secretário de Educação (SEDUC), mas entregou o cargo nove meses após o início do governo.

Leia mais: Eleições: ‘Maior arco de aliança em Manaus’, diz Wilson em evento com Cidade