BBB24: Ministério elogia Isabelle Nogueira por enaltecer turismo no AM

Encontro das Águas, nado com os botos e o Festival Folclórico de Parintins foram destacados por Isabelle Nogueira no BBB (Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium)

10 de janeiro de 2024

14:01

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – O Ministério do Turismo publicou um vídeo da amazonense Isabelle Nogueira exaltando algumas das principais atrações turísticas e culturais do Estado no Big Brother Brasil 24 (BBB24), da TV Globo, nessa terça-feira, 9. A sister, como são chamadas as participantes do programa, citou o Encontro das Águas, o nado com botos e o Festival Folclórico de Parintins. Antes da entrada dela no reality show, a AGÊNCIA CENARIUM já havia apontado benefícios que a participação poderia trazer ao Estado.

Leia também: Associação do Pará critica falta de acessibilidade em prova do BBB24

Além de elogiar a fala de Isabelle Nogueira, a pasta do Governo Lula diz que trabalha para mostrar o potencial turístico do Estado. “Falou tudo, mana, @isabellenogueiraoficial! O Ministério do Turismo está trabalhando para mostrar ao Brasil e ao mundo todo o potencial turístico, a cultura e as belezas do Amazonas, que não são poucas. Partiu Amazonas?!“, disse a pasta.

Isabelle Nogueira citou as atrações durante conversa com os colegas de confinamento Nizan, Giovanna, Davi e Juninho. Ela explicou como é o nado com os botos, uma atividade que precisa ser legalizada, pois se tratam de animais silvestres e que figuram entre as espécies ameaçadas de extinção.

A gente tem um mergulho assistido com os botos, por exemplo, os botos são aqueles golfinhos que vocês conhecem, né, só que a gente tem dois lá, o tucuxi e o boto rosa. A gente tem os botos lá que a gente mergulha com eles, com a pessoa assistida que cuida dele, super carinhosos, a pele assim gordurosa, você toca neles…“, contou.

Nado com os botos. (Reprodução/ Boto da Amazônia)

No mesmo bate-papo, ela mencionou o fenômeno natural Encontro das Águas e o Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus (AM). “Tem o Encontro das Águas, que é um fenômeno que só acontece lá, Rio Negro e Solimões, as águas que não se misturam. Tem o festival Folclórico de Parintins, que você não vai encontrar em lugar nenhum do mundo. Essa cultura toda que a gente fala, assim, de como o Brasil, a gente vê a iniciação do Brasil por meio da nossa percepção, e a gente assim um turismo incrível“, completou.

Encontro das Águas. (Getty Images/iStockphoto)
Visibilidade

visibilidade que a amazonense, cunhã-poranga do Boi-Bumbá Garantido – o boi vermelho do Festival Folclórico de Parintins –, pode trazer ao Amazonas foi destacada pela vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Laena Porto.

Participar de um programa de tamanha audiência vai gerar uma excelente visibilidade não somente para o Festival de Parintins como para o nosso Estado. Isabelle é uma das melhores representantes culturais que o Amazonas poderia ter“, afirmou.

O Brasil vai voltar os olhos para a representante do Amazonas e vai querer saber mais sobre a nossa cultura. E isso certamente vai gerar mais interesse nos brasileiros para virem conhecer o Estado, o Festival Folclórico de Parintins. A repercussão será gigante“, completou.

Leia também: Saiba o que ganha a cultura amazonense com entrada de Isabelle no BBB24
Isabelle Nogueira

A manauara Isabelle Nogueira, 30 anos, é formada em Letras com habilitação em Espanhol e pós-graduada em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Mesmo com as formações, seu trabalho principal é na cultura, sendo cunhã-poranga do Boi-Bumbá Garantido. Ela ocupa a posição desde 2018. Em 2022, o Garantido lançou uma toada que homenageava a dançarina, intitulada “Isa-a-Bela”.

Confira a música:

Isabelle também trabalha com influenciadora digital, acumulando, até o momento, mais de 348 mil seguidores no Instagram.

Editado por Yana Lima

Revisado por Gustavo Gilona