Casa da mulher: ordem de serviço é assinada pelo governador do Amazonas

Momento de assinatura da ordem de serviço (Ricardo Oliveira/Agência Cenairum)

08 de março de 2024

22:03

Karina Pinheiro – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – No Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8, o Governo do Amazonas assinou a ordem de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira, que estava em planejamento desde 2015. A solenidade aconteceu na sede do Governo do Estado, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

Estiveram presentes a secretária de Estado, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa; a deputada estadual Alessandra Câmpelo (Podemos), a vice-presidente e secretária-executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathleen dos Santos; a secretária municipal de Assistência Social (Semasc), Graça Prola; a vereadora Yomara Lins; a deputada estadual Débora Menezes e a primeira-dama do Estado, Taiana Lima.

Momento da assinatura da Ordem de Serviços (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, afirmou que o prédio deverá ser entregue em um ano, sendo construído no bairro Petrópolis, com capacidade para 80 salas, com um ambiente multidisciplinar, funcionando como uma espécie de PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão).

“A casa da mulher brasileira vai funcionar como uma espécie de PAC, onde tem todos os serviços. Hoje, a mulher é agredida, faz uma denúncia, vai à delegacia, dependendo da situação, ela tem que ir ao IML, fazer exames, tem que ir à defensoria; então, isso tudo estará em um único local, defensoria, delegacia”, disse Jussara.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), informou que a Casa da Mulher deverá dar assistência necessária às mulheres vítimas de violência doméstica, juntamente com uma série de ações realizadas pelo próprio governo.

“Não adianta a gente somente fazer o acolhimento da mulher no momento em que ela é vítima de violência ou punir o agressor, mas é preciso pensar no pós. É preciso entender como é a vida da mulher depois que ela fez a denúncia e que o agressor foi punido. Por isso, a gente tem feito uma série de ações”, apontou Lima.

Lançamento de novo edital

Além da assinatura da Ordem de Serviço, o governador anunciou a chegada de um novo edital com aporte de R$ 10 milhões do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) voltado às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a capital e interior do Amazonas.

Leia mais: Feminicídio: Região Norte é segunda mais letal para mulheres no Brasil
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga