Começa vacinação de crianças de 10 anos sem doenças preexistentes em Manaus

Criança é vacinada contra Covid-19. (Rovena Rosa/ Agência Brasil)

26 de janeiro de 2022

11:01

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ao dar continuidade ao plano de imunização de crianças sem doenças preexistentes de Manaus, começa, nesta quarta-feira, 26, a vacinação da faixa etária de 10 anos. A orientação é que os pais e demais responsáveis levem as crianças que atendem a este critério de idade a um ponto de vacinação montado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com a Semsa, os pontos de atendimento são o Parque Cidade da Criança, na zona Sul; o Clube do Trabalhador – Sesi, na zona Leste; e o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste; com funcionamento das 9h às 16h; e o shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, onde as crianças podem ser atendidas das 10h às 16h.

Para vacinar as crianças, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. Também é necessário que a criança não tenha sido vacinada com outros imunizantes nos 15 dias anteriores e também que não esteja com sintomas de qualquer doença aguda.

Plano

Com a nova idade, os públicos contemplados na campanha passam a ser os de 10 e 11 anos. As demais idades (uma por vez) serão incorporadas à vacinação de acordo com a disponibilidade de doses e demanda registrada nos pontos de atendimento.

Além desses, a prefeitura iniciou a vacinação do grupo 2 (indígenas e quilombolas) nessa terça-feira, 25, e, a partir de quinta-feira, 27, atenderá o grupo 3, relativo às crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos. Estes grupos são vacinados por equipes de vacinação itinerantes, coordenados pela Divisão de Imunização da Semsa. O grupo 1 (comorbidades e deficiências) vem sendo atendido nos quatro pontos fixos desde o último dia 17.

Até as 14h30 dessa terça-feira, haviam sido vacinadas em Manaus 1.549 crianças de 5 a 11 anos, de acordo com o vacinômetro municipal.