Menu

Sociedade Em 88 anos, OAB de Santa Catarina elege primeira mulher como presidente da instituição

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina (OAB-SC) terá a primeira mulher como presidente da instituição, após 88 anos de existência. Aos 45 anos, Claudia Prudêncio foi eleita na quinta-feira, 25, em um pleito com mais de 30 mil profissionais licenciados pela organização para votarem. A nova presidente obteve mais de 44% do total de votos, ou seja, mais de 12 mil votos.

De acordo com a coordenadora em Exercício da União Brasileira de Mulheres no Amazonas (UBM-AM) e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Eriana Azevedo, cada espaço, principalmente de visibilidade e poder que uma mulher ocupa, é sempre comemorado por todas. “A gente sabe que estamos ainda lutando por esses espaços e a gente ainda vive dentro de uma sociedade machista e patriarcal”, relatou.

Eriana comentou também que, dentro de alguns segmentos e de algumas profissões, mesmo com um público feminino grande, quando chega nas posições principais, como presidir ou comandar, são poucas as mulheres que conseguem esse feito. “A gente percebe que dentro das seccionais brasileiras foram poucas as mulheres que tiveram a chance de presidir, de estarem dentro dessa posição”, reforçou.

Claudia Prudêncio é a nova presidente da OAB-SC (Daniel Pereira/Divulgação/NO)

Projetos

Entre os principais projetos que Claudia pretende implementar estão a aplicação de desconto de 50% na anuidade da jovem advocacia, sem precisar de escalonamento; instituir o piso ético regional; triplicar o valor da tabela de honorários, que já conta com mais de 9 mil profissionais em atividade; e elaborar o projeto SOS Morosidade Judicial, que estará à disposição da advocacia para monitorar e datar agilidade na tramitação de processos.

São Paulo

No Estado de São Paulo o cenário não foi muito diferente. A seccional de São Paulo elegeu, também nessa quinta-feira, Patricia Vanzolini, de 49 anos, a primeira mulher a presidir a instituição. Depois de uma disputa acirrada, Patricia venceu o atual presidente da representação, Caio Augusto Silva dos Santos. A presidente obteve mais de 64 mil votos, enquanto o segundo candidato conseguiu mais de 58 mil votos. No total, cinco chapas disputaram a vaga.

Patrícia Vanzolini, presidente eleita da OAB-SP. (Muda OAB/ SP)