Gleisi Hoffmann confirma nome de deputado para concorrer à Prefeitura de Cuiabá

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o deputado estadual de Mato Grosso Lúdio Cabral (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)

15 de março de 2024

21:03

Davi Vittorazzi – Da Agência Cenarium

CUIABÁ (MT) – A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, confirmou o nome do deputado estadual de Mato Grosso Lúdio Cabral como escolha do partido para concorrer à Prefeitura de Cuiabá. Outras duas grandes siglas, o União Brasil e o Partido Liberal (PL), também definiram os candidatos.

O parlamentar estava na disputa com ex-deputada Professora Rosa Neide, que atualmente é diretora Administrativa e Financeira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em dezembro do ano passado, Cabral ganhou a votação no diretório municipal, mas aguardava uma decisão da direção nacional, que define as candidaturas nas capitais e em cidades com mais de 100 mil habitantes.

Nas redes sociais, o petista comemorou a escolha. “Que alegria e que honra! Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, anuncia a nossa pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá”, escreveu. O deputado disse, em um vídeo, que ligou para a concorrente para cumprimentá-la.

Para que o nome dele seja oficializado, ainda é preciso o aval da Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), a qual o PT faz parte junto com o PV e o PC do B. No entanto, por ser o maior partido, a expectativa é que a indicação petista prevaleça.

Em outros partidos, os nomes já confirmados são do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho pelo União Brasil e do deputado federal Abílio Brunini pelo PL de Jair Bolsonaro.

Perfil

Lúdio Cabral (PT) é médico sanitarista, foi eleito deputado estadual em 2018 com 22.701 votos e reeleito, em 2022, com 47.533 votos, mais de 22.356 destes foram em Cuiabá, o que fez do petista o deputado mais votado na capital.

O político começou a jornada no movimento estudantil e ocupou posteriormente o cargo de diretor do Sindicato dos Médicos (Sindimed). Durante dois mandatos como vereador em Cuiabá, entre 2005 a 2012, destacou-se por sua defesa dos direitos básicos da população e na fiscalização do poder público.

O desempenho de Cabral como vereador recebeu ampla aprovação da população, o que impulsionou a chegada dele ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2012, recebendo um total de 140.798 votos, mas não foi eleito. Em 2014, o petista foi candidato ao Governo de Mato Grosso, conquistando o apoio de 472.507 eleitores.

Leia mais: Prefeito de Cuiabá consegue liminar para voltar ao cargo após três dias afastado
Editado por Adrisa De Góes