Governador do AM decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do músico Sidney Rezende

Sidney Rezende (Reprodução)

09 de abril de 2022

14:04

Omar Gusmão – da Revista Cenarium

MANAUS – O governador Wilson Lima (União Brasil) decretou luto oficial de três dias pela morte do músico Sidney Rezende, ocorrida na madrugada deste sábado, 9, por volta das 5h.

Em suas redes sociais, Wilson Lima lamentou profundamente a morte de Sidney, conhecido por seus amigos como “Sidão”, e destacou sua contribuição para o universo musical das toadas dos bois-bumbás de Parintins.

“Mineiro, Sidão se destacou no universo das toadas e vai deixar saudades no Festival de Parintins”, postou o governador. “Estou decretando luto oficial de três dias em homenagem ao artista. Meu carinho e solidariedade à família e amigos”.

Parada cardíaca

Sidney Rezende sofreu uma parada cardíaca na madrugada do dia 1º de abril e foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde foi intubado e permaneceu internado até seu falecimento.

Considerado um dos maiores violonistas e produtores musicais de toada de boi-bumbá, ritmo do Festival Folclórico de Parintins, o músico era também reconhecido por agregar características da moda de viola ao ritmo parintinense, modernizando e sofisticando a toada.

O músico se tornou mais conhecido no universo da toada ao liderar o grupo Regional Vermelho e Branco, com o qual foi o primeiro a registrar a clássica toada “O amor está no ar”, de Chico da Silva.

Sidney “partiu para ficar”

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG), da qual Sidney era sócio e torcedor, emitiu uma “Nota de profundo pesar” intitulada “Gente que partiu pra ficar”. Na nota, Sidney é chamado de gigante no talento e único em sua história. “Sidney transformou a musicalidade das toadas do boi-bumbá de Parintins. Seu estilo refinado e apuro técnico impactaram a tal ponto que sua contribuição é unanimidade na acirrada rivalidade entre o Garantido e o contrário”, diz a nota.

A nota do boi-bumbá Garantido também especifica a influência musical de Sidney na evolução musical de toadas de Parintins. “De origem altamente percussiva, com Sidney Rezende a toada ganhou refinamento das cordas e a alegria dos ataques de metais. Sidão potencializou comercialmente nossa música”.