Menu

Cultura Grupo de meninas da Amazônia lança 1° clipe no Festival Cultural do Brasil em Viena, na Áustria

A participação do grupo Cunhãs – Meninas da Amazônia no festival será no formato virtual (Divulgação)

Bruno Pacheco – Cenarium

MANAUS – O grupo rondoniense Cunhãs – Meninas da Amazônia lança, na próxima sexta-feira, 22, o clipe da música “Sou Amazônia”, durante a 9ª edição do Festival Cultural do Brasil em Viena, na Áustria. O lançamento será transmitido a partir das 10h (horário de Brasília) e das 15h (horário de Viena) no canal de YouTube do evento.

As meninas do grupo Cunhãs se apresentam virtualmente no festival (Divulgação)

O festival é considerado para quem vive na Europa um “ponto de memória” do Brasil, mas para artistas brasileiros é um excelente momento de integração e divulgação de trabalhos. A 9ª edição do evento acontece desde 6 de junho deste ano e segue até o dia 30 de novembro de forma híbrida, por conta da pandemia da Covid-19, reunindo mostras de arte, exposições e rodas de conversas que retratam a cultura brasileira, além de artistas, autores, poetas, chefes de cozinha, músicos, dançarinos e artistas plásticos.

Leia também: ‘Cunhãs – Meninas da Amazônia’: grupo arrecada recursos para gravar clipe e participar de festival na Áustria

“Para essas meninas [do grupo Cunhãs – Meninas da Amazônia] será uma grande honra e oportunidade de lançar seu primeiro clipe em um grande festival na Europa, que divulga a nossa cultura brasileira, em especial a amazônica”, destacou o produtor musical Teimar Martins, um dos idealizadores do grupo.

Cunhãs

O grupo Cunhãs – Meninas da Amazônia foi idealizado em agosto de 2020 pelos produtores Tullio Nunes e Teimar Martins junto aos familiares, pais e responsáveis das crianças e adolescentes que vivem na comunidade Gleba Maravilha, zona rural de Porto Velho, em Rondônia. Por meio da música, elas buscam transmitir mensagens de preservação do meio ambiente e valorização da cultura e costumes tradicionais da Amazônia.

O clipe “Sou Amazônia”, que mostra cenas da pequena Gleba Maravilha e os locais que mais fazem parte do cotidiano das crianças, foi produzido pela Produtora Onde e teve o apoio da sociedade civil, por meio de uma “vaquinha” virtual. A composição e produção da música é de Tullio Nunes.

O grupo Cunhãs – Meninas da Amazônia foi idealizado em agosto de 2020 (Divulgação)

À CENARIUM, o produtor cultural Teimar Martins destacou, em maio deste ano, que o projeto transformou a vida das meninas, que são primas e irmãs. Segundo ele, tudo começou com um simples ensaio, sem pretensões profissionais. Ao conhecer as meninas, Teimar descobriu o talento musical das jovens e as convidou para participar de um grupo musical.

“O projeto surgiu com a descoberta de que uma das meninas cantava. E como eu já tinha observado o modo de vida familiar, principalmente a preservação dos valores e costumes que quase estão se perdendo em nossa região, resolvi juntar a música com essa característica com as quais já trabalhamos aqui há muito tempo em outros projetos: a valorização da nossa cultura amazônica ribeirinha”, destacou Teimar à época.

Assista ao teaser do clipe “Sou Amazônia”: