‘Perseverar na oração com Maria’ será tema do Círio 2024

“Perseverar na oração com Maria, mãe de Jesus” foi o tema anunciado (Raisa de Araújo / Revista Cenarium Amazônia)

23 de outubro de 2023

15:10

Raisa de Araújo – Da Agência Amazônia

BELÉM (PA) – Após 15 dias de devoção e expressão de fé à Nossa Senhora de Nazaré, a 231ª edição do Círio de Nazaré chegou ao fim neste domingo, 22, com uma missa celebrada por dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, na Basílica Santuário, seguida de uma apresentação da Amazônia Jazz Band na Concha Acústica. Após o show, foi a hora de iluminar a fachada da Basílica de Nazaré com a apresentação de um vídeo mapping, onde também foi anunciado o tema da festa de 2024: “Perseverar na oração com Maria, mãe de Jesus”.

A projeção de vídeo mapping na fachada do santuário, intitulada “Cores, Sons e Sensações”, encantou o público. Este ano, a projeção contou a história das 12 virtudes de Nossa Senhora de Nazaré; como foi a chegada dos barnabitas em Belém, depois do achado da Imagem por Plácido; como o local se tornou a Basílica Santuário que conhecemos hoje, celebrando seus 100 anos, e as graças alcançadas por diversas pessoas que foram entrevistadas durante dois meses. Além disso, homenageou o arcebispo Dom Alberto. A realização é do VJ Lobo e da Amplicriativa, com o apoio da Basílica Santuário, Diretoria da Festa de Nazaré e Arquidiocese de Belém. O projeto tem o patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Semear, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fachada da Basílica de Nazaré foi iluminada (Raisa de Oliveira / Revista Cenarium Amazônia)

“O encerramento do Círio 2023 foi lindo, intenso, inspirador e renovador. Uma história de fé, de devoção, uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, de uma forma linda e humanizada, contando histórias do Círio. Eu sempre digo que o Círio acontece o ano inteiro, mas o mês de outubro ganha as ruas de Belém, e a gente contou histórias de pessoas que atravessam o Círio e pessoas que recebem graças, recebem milagres por intercessão de Nossa Senhora. Então, 2023 terminou e 2024 começa,” comentou VJ Lobo.

Para Antônio Salame, coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), que segue por mais um ano no cargo, o balanço do Círio 2023 foi muito positivo. “As pessoas se sentiram mais seguras para estar nas ruas, unidas. A expectativa de público em todas as procissões foi superada. Muitas pessoas se aproximaram mais ainda de Deus, e percebemos isso nos milhões de olhares de fé, lágrimas e emoções nos rostos. Também a quantidade de promessas depositadas nos carros no dia do Círio foi bem expressiva. Então, creio que o nosso principal objetivo conseguimos alcançar: aproximar as pessoas de Deus,” avalia o coordenador da DFN deste ano, Antônio Salame.

Antônio Salame e Silvia Salame, casal de coordenadores Diretoria da Festa de Nazaré (Raisa de Araújo/Revista Cenarium Amazônia)

O evento de encerramento do Círio contou ainda com um espetáculo de fogos que durou cerca de cinco minutos e cobriu e coloriu o céu. Neste ano, foram usados fogos de efeito pirotécnico de baixo ruído, respeitando a determinação da proibição de soltura de fogos de artifício com estampido em todo o Pará, conforme o Código Estadual de Proteção aos Animais. Os fogos foram instalados próximos da Basílica.

O que é vídeo mapping?

É uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção. Durante a projeção será anunciado o tema do Círio 2024.

Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores masters Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, BBF, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

Leia também: Procissão do Círio de Nazaré atrai 1,3 milhão de fiéis em Belém, no Pará

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona