Público lota bar que viralizou sem clientes e faturamento bomba, diz proprietário

Bar no Centro de Manaus, do proprietário Vitor Mandala, lotou após viralizar na internet (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)

08 de março de 2024

22:03

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A história de Vitor Mandala, 33, proprietário do Downtown Gastrobar, estabelecimento inaugurado há pouco mais de um mês na Avenida Ramos Ferreira, no Centro de Manaus, viralizou nas redes sociais. Foi no último domingo, 3, à noite, que o empresário foi filmado pela profissional de marketing Jamille Brito, andando de um lado para o outro, aflito, à espera de clientes. A intenção era mostrar o local para que as pessoas conhecessem. A iniciativa deu certo. 

Na última quinta-feira, 8, o bar foi tomado por uma multidão que atendeu à convocatória do cantor Uendel Pinheiro, artista de destaque na capital manauara. “Quero encontrar vocês no Downtown para nossa roda de samba. Sem ingresso e sem couvert! Apenas pagode e cerveja! A gente vai lotar essa bagaça. Minha tropa do samba! Conto com vocês”, escreveu o artista em seu perfil pessoal.

Horas depois, o bar recebeu uma multidão. Na ocasião, o dono do bar não estava. Vitor Mandala está em viagem para Mundaú, praia que fica no município de Trairi, no Ceará, acompanhando a esposa nos preparativos de seu casamento. “A gente vendeu, absurdamente, o que seria projetado para os próximos quatro, cinco meses”, disse o empresário à CENARIUM.

Vitor já é proprietário de um outro bar, em Manaus, há seis anos, mas o Downtown foi criado como um presente de casamento. Ao invés de investirem em uma grande cerimônia, ele e a esposa, Lorena Rebouças, resolveram reunir as economias e realizar todo tipo de empréstimo e crédito possível para abrir o espaço. No entanto, passado um mês, eles estavam em um momento crucial de manter as contas do local em dia.

Lorena Rebouças e Vitor Mandala (Reprodução/Arquivo Pessoal)

“A gente estava angustiado porque já tinha explorado todas as finanças possíveis ali no negócio e ele ainda não estava dando retorno, e as contas chegando, ficamos naquela angústia e sensação de impotência”, explicou.

O empresário tomou conhecimento do post na segunda-feira e, a partir dali, acompanhou o número de seguidores crescendo na página do bar. No mesmo dia, ele tinha uma viagem programada para o Ceará para os preparativos do casamento. “Quando a gente chegou no aeroporto de Fortaleza já estavam as mensagens chegando. E aí é aquele momento de choque, né? Pressão cai e tudo mais. E a gente vai se dando conta, devagarinho, do que está acontecendo e do tamanho que está acontecendo”, disse.

Downtown Gastrobar na última quinta-feira, 7 (Uendel Pinheiro/Reprodução)

O bar tinha 900 seguidores no Instagram, agora, o número passa de 100 mil e continua crescendo. Vitor Mandala, agora, busca equilibrar isso e os convites de parceria que recebeu nos últimos dias. “Muitas empresas correndo atrás, muitos parceiros, alguns famosos mandando mensagem, inclusive, no WhatsApp pessoal, que acabou vazando de alguma forma. Recebemos mensagem do Gustavo Lima, do Belo, do Del Ferrugem, do Rafael Portugal… Pessoas querendo dar um gás e uma força”, afirmou. 

Além da mensagem de famosos e possíveis parceiros, o empresário também foi procurado por outros empreendedores que enfrentam problemas nos negócios. Ele planeja de alguma forma usar a visibilidade para ajudar outros parceiros. “É claro que a gente não consegue resolver o problema, mas tentar ajudar da melhor forma possível as pessoas, dando visibilidade aos pequenos negócios, dando visibilidade às pessoas que também têm um sonho e precisam desse apoio”, informou. 

Leia mais: Saiba o que ganha a cultura amazonense com entrada de Isabelle no BBB24
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga