Roteiros turísticos de Roraima são apostas para impulsionar setor no Estado

Monte Roraima (Reprodução/Governo de Roraima)

28 de março de 2024

17:03

Jacildo Bezerra – Da Agência Cenarium

BOA VISTA (RR) – Marcado para acontecer de 26 a 28 de abril, o “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024″ vai contar com um espaço de produção coletiva que destaca as belezas naturais, a diversidade cultural e a regionalidade de Roraima. A ideia é fortalecer o turismo como uma das principais atividades econômicas do Estado.

O evento visa apresentar, promover e comercializar os roteiros turísticos da região, com foco especial em atrair tanto turistas nacionais quanto internacionais. A organização espera a presença de cerca de 10 mil visitantes ao longo dos três dias do evento.

Para o coordenador do Salão, Yule Brasil, que é gestor do projeto Sebrae Turismo, o evento promete ser um marco no setor, com a premissa de impulsionar o trade. “Estamos esperando um público de 10 mil pessoas nos três dias do evento, para conhecer os roteiros e oportunidades de investimento”, disse.

Praça em Boa Vista/RR (Divulgação/PMBV)

A programação vai contar com palestras sobre marketing digital, turismo gastronômico e de base comunitária, além de painéis sobre os avanços do turismo em terras indígenas e de experiência, bem como espaços dedicados à internacionalização do turismo e economia criativa.

Temáticas

Dividido em várias áreas temáticas, como a Arena do Conhecimento e Experiências Povos Originários, o evento vai oferecer experiências desde a apresentação das regiões turísticas de Roraima até espaços dedicados à internacionalização do turismo, parcerias comerciais, conhecimento, economia criativa e lazer para os visitantes. A entrada é franca e as inscrições das ações da programação podem ser realizadas a partir do dia 25 de março, por meio da Loja do Sebrae/RR.

O evento, que vai acontecer no Garden Shopping, das 14h às 22h, é promovido pelo Sebrae/RR em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) e o Departamento de Turismo (Detur). A programação conta com apoio de parceiros como Fecomércio, Sesc, Senac, prefeituras municipais, entre outros. Expositores vindos da Guiana e de Curaçao também participam da programação.

Turismo

Roraima tem se destacado em nível nacional com projetos e ações que proporcionaram o crescimento do setor turístico, bem como a atração de visitantes. Uma das conquistas mais recentes foi o reconhecimento de duas ações no Prêmio Nacional de Turismo, realizado no Brasil em dezembro passado. O Programa de Turismo em Terras Indígenas e as Rotas Amazônicas Integradas ficaram em segundo lugar em suas categorias.

Para o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, o salão pretende colocar o Estado na rota dos grandes eventos de divulgação do turismo na Região Norte, além de fortalecer e divulgar ainda mais os roteiros turísticos locais.

O Mirante Edileusa Lóz, localizado no Parque do Rio Branco (Richard Messias/Semuc/PMBV)

“Nosso potencial é imenso, temos um planejamento para o desenvolvimento do turismo até 2030, temos um inventário para investimentos, enfim, estamos preparados para colocar o turismo de Roraima cada vez mais em evidência em nível nacional e internacional”, disse o diretor.

Roraima foi a unidade da federação que mais apresentou projetos dentro do programa Vai Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para o ano de 2024. As ações apresentadas estão elencadas dentro de dois macroprogramas, sendo o primeiro o Programa de Desenvolvimento do Turismo Regional, integrando os municípios de Roraima que fazem parte das três regiões turísticas de Roraima, sendo elas a Região Turística O Extremo Norte do Brasil; Região Turística Roraima, A Savana Amazônica, e; Região Turística Águas e Florestas da Linha do Equador.

Veja a programação:
  • 26 de abril
    Abertura Oficial
    Palestra – “Google, Marketing e Inteligência Artificial: Oportunidades para o Turismo”
    Palestra – “Turismo Gastronômico e a Experiência Imeru”
    Palestra – “Turismo de base comunitária – como promover as melhores experiências aos turistas”
    Palestra – “A Promoção do Destino Brasil no Exterior e a Importância do Turismo Seguro”
    Painel – “Os avanços do turismo em territórios indígenas”
  • Dia 27 de abril
    Palestra – “Turismo Rural e gastronomia, uma receita de sucesso – Caso de Jundiaí-SP”
    Palestra – “Café com Turismo – Roteiros gastronômicos – Caso do genoma à xícara”
    Palestra – “Gestão Estratégica em Meios de Hospedagem”
    Palestra – “A experiência da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda com Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo”
    Palestra – “Jurisprudência – O que o agente de viagens deve saber para prestar seus serviços com segurança jurídica?
    Painel – “Turismo de Experiência
  • Dia 28 de Abril
    Palestra: “Realidade Virtual e Novas Tecnologias no Turismo”
    Palestra – “Diversidade no Turismo”
    Palestra -“Turismo de Observação de Aves.”
    Palestra – “A importância do ESG no Turismo”
Leia mais: Gruta interditada em Mato Grosso é alvo de turismo ilegal
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona