Saiba o que seu cachorrinho pode comer na ceia de fim de ano

Cachorros em clima natalino. (Reprodução/ Internet)

24 de dezembro de 2021

18:12


Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – As comidas preparadas para o fim de ano chamam atenção e deixam os pets cada vez mais com vontade de experimentar as delícias feitas para humanos nesta época do ano. Mesmo sendo difícil de resistir a não oferecer os alimentos aos pets, nem tudo pode ser dividido com os animais, alguns alimentos, inclusive, podem causar uma intoxicação, mesmo que em pequenas quantidades.

Mas nem tudo está perdido, caso o dono do pet queira oferecer ao animal, ele pode preparar uma refeição que não afete a sua dieta, ou até comprar produtos específicos para os próprios pets, como chocolates, cervejas e panetones. A equipe de reportagem da CENARIUM separou alguns alimentos que o seu pet pode comer junto com você neste período, mas atenção à quantidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é thinkstockphotos-874418644.jpg
Animais podem consumir alguns alimentos preparados para humanos, mas em pequenas quantidades. Foto mostra cachorro com gorro de Papai Noel. (Divulgação)

Veja a lista:

O que pode:

  • Chester ou peru: apesar de fazer bem aos cães é importante oferecer somente em pequenas porções e é permitido servir somente a carne branca.
  • Bacalhau: peixes são bastante nutritivos, mas atenção, só pode ser oferecido o bacalhau fresco ou congelado, pois o seco possui uma grande quantidade de sal;
  • Tender ou presunto: os dois alimentos podem ser oferecidos aos seus pets desde que seja oferecido sem gordura e tempero e em quantidades mínimas.
  • Arroz: apesar de estar liberado, tanto o branco quanto o integral, é importante que seja sem tempero e oferecido em pequenas porções;
  • Legumes e frutas: alguns desses alimentos que não participam dos pratos de Natal, acabam estando presentes na alimentação canina como: banana, batata doce, abóbora, cenoura, brócolis e maçã.

O que não pode:

  • Salpicão: o alimento não pode ser dado ao pet por ser uma mistura muito densa para o estômago.
  • Farofa: o complemento é rico em sal e gordura, por isso não se deve oferecer ao seu pet.
  • Molhos: são muito fortes para o estômago delicado dos animais, o que pode causar até uma pancreatite;
  • Panetone: a quantidade de açúcar nas frutas cristalizadas e na massa doce o tornam um alimento proibido, por isso procure sempre comprar o específico para pets.
  • Vinho ou bebidas alcóolicas: a bebida é extremamente proibida aos animais, principalmente os que são completamente sensíveis ao álcool. Em lojas de animais é possível comprar a cerveja preparada para os pets.

O barulho de fogos e a movimentação pela casa podem provocar ainda mais estresse aos animais e elevar até ao risco de distúrbios gastrointestinais. Então se você for receber visitas, peça para que elas não compartilhem o prato e as comidas com o pet.