Estado de Mato Grosso tem falta de estoque de vacina contra catapora

As vacinas são destinadas a crianças (Reprodução/Prefeitura de Cuiabá)

20 de fevereiro de 2024

21:02

Davi Vittorazzi – Da Agência Cenarium

CUIABÁ (MT) – A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) está com estoque restrito ou zerado, nos 142 municípios do Estado, da vacina varicela (catapora). A falta ocorre após desabastecimento do Ministério da Saúde.

Conforme o Estado, o Ministério da Saúde fez a entrega parcial de doses da vacina em dezembro do ano passado, por isso, o estoque ainda é considerado restrito. Em janeiro, mais 4 mil doses chegaram em Mato Grosso, mas a quantidade ainda é insuficiente para atender a demanda. “Por essa razão, a distribuição continuará contingenciada”, diz a nota.

A vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde desde 2013. Os imunizantes são envidados do Ministério da Saúde para os Estados, que são distribuídos aos municípios.

Profissional vacina bebê contra a varicela (Reprodução)

A vacina é aplicada, exclusivamente, para crianças a partir de 1 ano e 3 meses que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. A imunização é realizada em duas doses, de 15 meses (01 ano e 3 meses) e 4 anos.

Conforme o Ministério, no País, não há dados consistentes sobre a incidência de varicela, já que os casos são notificados apenas quando são graves, há casos de internação pela doença ou quando geram mortes. Apesar disso, a estimativa do órgão é que cerca de 3 milhões de casos ocorram ao ano no Brasil.

O que é a varicela

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a catapora, que também é conhecida como varicela, é uma doença altamente contagiosa e infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. Geralmente, ela é mais comum em crianças, ocorrendo entre o fim do inverno e o início da primavera.

No entanto, quando afeta adolescentes e adultos, a catapora tende a ser mais grave. Além disso, representa um risco significativo para pacientes com sistemas imunológicos comprometidos ou que sofrem de doenças crônicas, como câncer ou HIV.

Uma característica distintiva da catapora é o aparecimento de lesões na pele em várias formas evolutivas, incluindo máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas, todas acompanhadas por intensa coceira.

Leia mais: Herpes-zóster teve aumento de 35% na pandemia de Covid-19, mostra estudo; vacina está disponível no Brasil
Revisado por Adriana Gonzaga