Mutirão de vacina: Governo do AM prepara mais de 100 postos para atender população

Mutirão de vacina no Amazonas (Gabriel Abreu/Revista Cenarium)

26 de agosto de 2021

16:08

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – O Governo do Amazonas realiza neste final de semana um novo mutirão de vacinação, em Manaus, para alcançar pessoas que tomarão a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A ação foi anunciada pelo governador do Estado, Wilson Lima (PSC), na última segunda-feira, 23, por meio das redes sociais. A ação já está na quarta edição e tem data para iniciar neste sábado, 28, às 9h, e se prolonga até o domingo, 29, às 18h. No total, serão mais de 100 postos que irão atender toda a população na capital.

De acordo com o secretário de saúde do Estado, Dr. Anoar Samad, neste final de semana, o Governo do Amazonas entra com grande envolvimento no mutirão, com a ajuda de, aproximadamente, 1.350 servidores. “Nós percebemos que quando o governo se envolve ajudando as prefeituras, a curva de vacinas assume um pico que realmente chama a atenção, e vimos que nós podemos ajudar sim as prefeituras com os mutirões”, afirmou.

Anoar destacou ainda que houve uma necessidade de disponibilidade de doses pelo Ministério da Saúde, onde o governo do Estado foi buscar mais de 160 mil doses do imunizante AstraZeneca. “Essa doses vieram para o que chamamos de D2, ou seja, são doses específicas para serem aplicadas como a segunda dose, portanto, imediatamente toda a equipe já se programou, mas é importante destacar que todas as prefeituras já continuam vacinando normalmente”, ressaltou.

Mutirão Vacina Amazonas (Diego Peres/Secom)

Postos

Serão 109 postos de vacinação com distribuição entre os pontos focais como: Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul. Esses postos irão funcionar sem intervalo, para que as população de 40 anos ou mais que tomou a primeira dose do imunizante até o dia 28 de julho possa completar seu esquema vacinal.

Samad aproveitou o momento para reforçar e convocar toda a população que se encaixa nesse período para que compareça em algum posto de vacinação para tomar a segunda dose da vacina. “Se você tem 40 anos ou mais e tomou o imunizante AstraZeneca até 28 de junho, pode se dirigir aos postos montados pelo Governo do Amazonas no mutirão e receberá a segunda dose da vacina. Para aqueles que tomaram outro imunizante sigam a orientação que está na sua carteira de vacinação. Não deixe de tomar a sua segunda dose porque a vacina é a única maneira de proteger a você e a quem você ama”, ressaltou o médico.

Questionamentos

Questionado sobre as pessoas que tomaram outro tipo de vacina, o Dr. Anoar afirma que existe uma carteira de vacinação, uma programação das prefeituras para aplicação de segunda dose. “Então essas pessoas que tomaram outro tipo de imunizante devem olhar e seguir a sua carteira de vacinação, aqueles que vacinaram até dia 28 de junho com a AstraZeneca pode se dirigir até um dos postos”, explicou.

“É preciso reafirmar que a vacina é sim a dose da esperança, é importante completar o calendário de vacinação. Como qualquer micro-organismo, como qualquer vírus, a Covid-19 também sofre mutações e para que isso aconteça ele precisa se replicar, esses bolsões de não vacinados vão permitindo replicações do vírus e durante essas replicações pode surgir uma mutação e se essa mutação sobreviver pode transformar em um vírus muito agressivo”, destacou.

Estrutura

Serão 33 horas e mais de 100 postos de atendimento vacinal. O quarto mutirão de vacina conta com mais de 1.350 servidores que aturão, sem intervalo, em um turno de 12 horas. No posto principal do Governo do Amazonas, serão 30 pontos e no Sambódromo serão 28, que irão operar na modalidade drive-thru. No Centro de Convenções Vasco Vasques, a estrutura é montada com 51 pontos que funcionarão com atendimento de pedestres.

Na Arena da Amazônia, o acesso dos carros será pela Rua Lóris Cordovil e pela Rua Jornalista Flaviano Limongi, com saída pela Avenida Constatino Nery. Já no Sambódromo, a entrada acontece pela entrada da Avenida do Samba e pela Avenida Coronel Pedro Teixeira. A entrada dos pedestres no Vasco Vasques acontece pelo portão, também na Avenida Coronel Pedro Teixeira.

“Vacina Amazonas”

No total, foram realizados 15 mutirões de vacinação pelo Amazonas, em 13 municípios. O programa “Vacina Amazonas” tem ajudado a acelerar a vacinação no Estado. A primeira edição contou com mais de 141 mil pessoas vacinadas na capital, nos dias 11 e 12 de junho. No segundo e terceiro mutirão, que foram realizados nos municípios de Novo Airão e Manacapuru, alcançando mais de 8 mil pessoas, e em Parintins com mais de 5 mil pessoas.

Atualmente, o Estado já conta com mais de 3 milhões de doses aplicadas, sendo 2.208.554 de primeiras doses aplicadas e mais de 799 mil de segunda dose aplicadas. Em coletiva, Wilson Lima explicou que o importante é que as pessoas se vacinem e que compareçam aos postos de vacinação e que tomem também a segunda dose, pois ela é fundamental para completar o ciclo de imunização.