Polícia detém guianense por transporte ilegal de imigrantes indianos na fronteira com Roraima

Policiais prenderam o homem em flagrante (Reprodução/Polícia Militar)

29 de abril de 2023

16:04

Bianca Diniz – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – A Polícia Militar de Roraima (PMRR) prendeu um homem, de 20 anos, flagrado por facilitar a entrada ilegal de seis indianos com idades entre 19 e 46 anos, na quinta-feira, 27, por meio da fronteira com a Guiana Inglesa, no município de Bonfim, região norte do Estado.

Segundo informações da PM, o jovem confessou que receberia um pagamento para esconder o grupo da fiscalização do Posto Avançado da Polícia Federal (Delemig/SR/DPF), localizado no quilômetro 130 da BR-401. Durante a abordagem, as autoridades encontraram passaportes, mochilas com 8.120 dólares guianenses, 701 dólares americanos, 10 rúpias indianas e uma bicicleta.

Grupo tentava atravessar, ilegalmente, a fronteira com ajuda de guianense (Reprodução)

Os agentes encaminharam o suspeito e o grupo vindo da Índia à delegacia da PM para as medidas cabíveis. O caso foi registrado no Ministério Público de Roraima (MPRR).

Operação

Em novembro de 2021, a Polícia Federal realizou a Operação Open Border, que cumpriu mandados expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de Roraima para combater as travessias ilegais na região fronteiriça.

Segundo informações dos agentes, é durante a madrugada que há um aumento no fluxo de imigrantes ilegais no Rio Tacutu, que separa as cidades de Bonfim e Lethem. Além da travessia, o grupo mantém uma estrutura que leva os imigrantes até a cidade de Manaus, onde são hospedados sem a necessidade de apresentar documentação.

Tráfico humano

Segundo a PF, a fronteira entre o Brasil e a Guiana Inglesa possui uma movimentação de tráfico humano especializada, principalmente, entre Bonfim, em Roraima, e Lethem, na Guiana Inglesa. Grupos de imigrantes como haitianos e cubanos fretam automóveis para o transporte ilegal.