Polícia Federal apura sumiço de indigenista da Funai e jornalista do The Guardian no Vale do Javari, no AM

06 de junho de 2022

13:06

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS — A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) começou uma apuração sobre o caso de Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, que desapareceram no Vale do Javari, no interior do Amazonas. Os dois sumiram nesse domingo, 5, quando faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus).

Em nota, a PF-AM informou que já está acompanhando e trabalhando no caso e destacou que as diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas “oportunamente”. O órgão, contudo, não forneceu mais detalhes sobre as investigações.

Mais cedo, a coordenação da organização indígena União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) esclareceu que, conforme relatos de colaboradores, Bruno e Dom Phillips desapareceram após receberem ameaças em campo. Além disso, o indigenista era constantemente ameaçado por sua atuação contra invasores na região: pescadores, garimpeiros e madeireiros.

“A ameaça não foi a primeira. Outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Polícia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e aos Indigenous Peoples Rights Internacional“, diz trecho da nota.

Ainda segundo a Univaja, Bruno é “pessoa experiente e profundo conhecedor da região, pois foi coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos”. Já Phillips, de acordo com o jornal The Guardian, está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson.

‘Excelente jornalista’

De acordo com o tabloide britânico, um porta-voz do Guardian News & Media disse: “O Guardian está muito preocupado e busca urgentemente informações sobre o paradeiro e a condição de Phillips. Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil e autoridades locais e nacionais para tentar apurar os fatos o mais rápido possível.”

O editor de meio ambiente do jornal, Jonathan Watts, fez um apelo nas redes sociais para que as autoridades brasileiras lancem, de forma urgente, uma operação de busca pelo correspondente inglês e o indigenista.

“Dom Phillips, um excelente jornalista, colaborador regular de @guardian, e grande amigo, está desaparecido no Vale do Javari, no Amazonas, após ameaças de morte a seu companheiro indigenista, Bruno Pereira, que também está desaparecido. Apelando às autoridades brasileiras para que lancem