Por falta de documentação, reitor perde disputa por vaga de conselheiro do TCE-RR

O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas (Reprodução/Redes Sociais)

05 de maio de 2023

14:05

Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Odlare Lima de Freitas, foi desclassificado do processo de indicação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). A decisão ocorreu na quarta-feira, 3, após a comissão especial interna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) constatar que o candidato não havia apresentado documentos exigidos pelo edital.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), assinou a publicação que eliminou o candidato no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado. “Em razão das impugnações em desfavor de candidaturas recebidas pela comissão especial, fica redesignada a data da sabatina para o dia 8 de maio de 2023”, justificou. 

Impugnações

A mesa diretora da Assembleia realizará uma reunião da Comissão Especial Externa (CEE/ALE-RR) nesta sexta-feira, 5, para a deliberação das impugnações apresentadas contra as candidaturas à vaga de conselheiro do TCE-RR. Os candidatos devem responder as mesmas até as 18h. A comissão publicará um novo edital com os nomes habilitados para a sabatina.

Sabatina

De acordo com a publicação, “a relação dos candidatos que serão submetidos à sabatina será divulgada no Diário Oficial deste Poder no dia 5 de maio de 2023”. Além disso, a Casa Legislativa deve responder a uma ação popular no Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), que pede a nulidade da candidatura da esposa do governador Antonio Denarium, Simone Soares de Souza ‘Denarium’.

Após a sabatina dos candidatos, realizada pelos parlamentares, os nomes dos aprovados serão submetidos a uma votação secreta no plenário da Casa, agendada para a próxima quarta-feira, 10. O candidato que obtiver a maioria absoluta de votos, no primeiro escrutínio, será eleito. Caso nenhum candidato atinja essa maioria, haverá uma segunda votação com os dois mais votados.

O reitor da UERR, Regys Freitas, durante assinatura de documentação (Reprodução/Instagram)

Resposta do reitor

Em nota, Freitas afirma que entregou a documentação conforme o edital. “Eles alegaram ausência de certidão negativa da Justiça Militar, bem como que a certidão apresentada pela junta comercial não atendia ao certame. Em relação à certidão da Justiça Militar, ela se encontra nos autos e a comissão não se atentou, e a certidão da junta comercial atende, perfeitamente, o edital, situações constatadas quando da notificação pessoal deste candidato”, informou.

O reitor da instituição ressaltou a importância de manter a integridade do processo eleitoral diante da atual disputa entre os candidatos. Segundo ele, é fundamental frisar que o desvirtuamento do processo pode levar à quebra do princípio da isonomia entre os concorrentes. “Sigo confiante na lisura do certame conduzido pelo deputado Soldado Sampaio e entendo que a decisão será revista, já que cumpro todos os requisitos constitucionais exigidos pelo edital”, completou Regys.

Veja a publicação:

Powered By EmbedPress